FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Proporcionar oportunidades de cooperação, investimentos e negócios: este é o objetivo do evento “Brasília Cidade Internacional” que está sendo realizado hoje (03/06), na Escola de Governo do Distrito Federal. O encontro foi uma iniciativa da Assessoria Internacional da Governadoria do Distrito Federal (ASSINTER-GDF), em parceria com a Associação Brasileira de Municípios (ABM), e conta a participação de instituições da sociedade civil, entes federativos e da comunidade internacional residente em Brasília.
De acordo com o chefe da ASSINTER-GDF, Oskar Klingl, para manter o constante crescimento econômico e social da cidade, é preciso buscar modelos alternativos de desenvolvimento visando os próximos anos e este é o grande desafio que o governo do DF deve enfrentar. “A alternativa consiste em utilizar o que temos de melhor, que são as cabeças da nossa população. Nós temos o maior índice de doutores per capita da federação e precisamos usar essa riqueza intelectual para desenvolver a cidade. Por isso, pensamos neste evento de cooperação internacional que irá juntar talentos e competências de diversas esferas da sociedade”, afirma.
O encontro foi idealizado com base em três dimensões de atuação: Cidade da Paz, Cidade Sustentável e Cidade Patrimônio, sendo que cada uma delas prioriza um segmento.
No espaço dedicado ao Brasília – Cidade da Paz, serão realizadas ações com foco em desenvolvimento social, cultura, esporte, educação e lazer. A programação conta com uma apresentação da orquestra baiana Neojibá, além de palestras sobre diversos temas como paz no trânsito, bando de leite humano e cooperação entre prefeituras e sociedade civil.
Na área do Brasília – Cidade Sustentável serão debatidos assuntos relacionados a questões ambientais como práticas agrícolas, internacionalização para desenvolvimento sustentável em Minas Gerais e o 8º Fórum Mundial das Aguas 2018.
O terceiro braço do evento é dedicado a Brasília – Cidade Patrimônio. A ideia é ampliar os esforços para mostrar ao mundo as boas práticas que são adotadas pela cidade. Dentre as atividades que serão realizadas, destacam-se as palestras “Gestão do Patrimônio Histórico” e “A internacionalização das cidades brasileiras e o FONARI”.
Para o presidente da Federação das Indústrias do DF, Jamal Jorge Bittar, eventos como este servem para incentivar os processos de internacionalização, tema amplamente defendido e apoiado pela casa. “Nós temos debatido com bastante profundidade as questões da área de internacionalização. Brasília tem um grande potencial a ser explorado no campo dos recursos intelectuais e somos beneficiados em relação a nossa posição territorial estratégica e à promoção do desenvolvimento gerador de riqueza. Com isso, temos todos os fatores para mostrar ao mundo o que Brasília tem de melhor no campo do setor produtivo”, explica.
Durante o encontro também serão realizadas reuniões temáticas dos Fóruns de Gestores e Assessores de Relações Internacionais Municipais e Estaduais (FONARI e Fórum RI 27). Além disso, todas as instituições e entes federativos participantes do evento contam com estandes para divulgar iniciativas, oportunidades de negócios e investimento. No espaço do Sistema Fibra estão disponíveis informações sobre o segmento industrial, além de materiais informativos sobre as entidades Sesi, Senai, IEL e sobre o selo Indústria Brasília.
O “Brasília Cidade Internacional” acontece até às 19h, na Escola de Governo do Distrito Federal (SGON Área Especial n.1 Quadra1). A visitação é gratuita.