Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

thumbnail Nucleo inovacao sistemafibra

O Comitê Gestor do Núcleo de Inovação da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) deu início aos trabalhos do segundo semestre de 2017 destacando e reforçando o papel de relevância que as tecnologias exercem na indústria. Entre os temas da pauta do dia estiveram o edital de pré-aceleração de startups; mecanismos de transferência de tecnologia, por meio da vitrine da Embrapa Agroenergia e impressoras 3D. A reunião foi realizada no dia 3 de agosto, no edifício-sede da Fibra.

A metodologia de trabalho do Núcleo prevê que, em cada reunião, um sindicato filiado à Fibra realize uma apresentação e receba dos participantes diversas sugestões e ideias inovadoras para aplicar e aumentar a competitividade do setor. Neste encontro, o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab) foi comtemplado com o debate e apresentou os desafios enfrentados pelo setor.

Durante a 17ª reunião, foi apresentada a vitrine tecnológica e os mecanismos de transferência de tecnologia da Embrapa Agroenergia. O chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da empresa, Alexandre Alonso, falou da importância da aproximação com o setor industrial, já que este é o meio de alcançar as empresas que podem atuar na inovação.

“Para facilitar a interação com a iniciativa privada e indústria, além de falar das áreas de competência, achamos interessante mostrar o que efetivamente fazemos. Por isso, constituímos uma vitrine mostrando o que fizemos nos últimos anos. Por meio da vitrine, é possível ver os ativos que oferecemos, aplicações potenciais entre outras áreas de atuação da Embrapa Agroenergia”, explicou Alonso.

Ainda no viés da tecnologia para facilitar a rotina das indústrias, foi apresentada a empresa Protomak. A startup brasiliense trabalha com desenvolvimento de impressoras e periféricos, com destaque para impressões em 3D. “A gente tem um potencial de crescimento desse mercado de impressoras 3D muito grande no Brasil. É um mercado emergente, porém com poucos players nesse segmento no Brasil”, disse Murilo Torres, sócio gerente da Protomak, enquanto apresentava uma peça feita por uma impressora 3D genuinamente brasiliense.

Para as empresas que querem começar a inovar ou dar os primeiros passos na sua história, foi apresentado o edital de pré-aceleração de startups da Universidade Católica de Brasília. Gilberto Josemin, professor da UCB, explicou que o programa apoia empresas de ponta a ponta, desde o desenvolvimento de ideias até execução de planos mais maduros.

“Nosso objetivo é dar apoio a quem tiver algum tipo de iniciativa tentando orientar o melhor caminho. Vamos acelerar as ideias e, se o projeto não é típico de aceleração, buscaremos o apoio da incubação”, explica Josemin. A universidade está em busca de pessoas com potencial empreendedor, empresários já atuantes no mercado, docentes e empreendedores. As inscrições para esse edital podem ser feitas de 21/8 a 10/9, pela página da UCB.

 

Núcleo Gestor de Inovação da Fibra

O encontro é ação da Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra e conduzido pelo diretor Graciomário de Queiroz. A ação reúne periodicamente empresários, representantes dos sindicatos filiados à Casa e de universidades locais, com o objetivo de estimular a cultura da inovação e ampliar a base de empresas inovadoras na Capital.

“O grupo retoma as atividades nesse semestre colocando a Fibra à disposição de todos os empresários presentes para auxiliar na divulgação dos trabalhos de inovação para alavancar as indústrias do DF”, afirmou o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz.

O Comitê Gestor do Núcleo de Inovação da Fibra se reúne às primeiras quintas-feiras de cada mês. Para mais informações sobre a Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (061) 3403-0870 ou pelo e-mail nucleo.inovaçao@sistemafibra.org.br. 

 

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *