FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A programação da Mostra de Tecnologia Brasília mais TI teve início na manhã desta terça-feira (5), na Câmara Legislativa. O evento, cujo tema é a importância da tecnologia da informação na recuperação da economia, tem o objetivo de apresentar soluções e mecanismos disponíveis no Distrito Federal que aperfeiçoam o trabalho das empresas. A organização é do Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF) e da Câmara Legislativa, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF) e do Sistema Fibra.
Profissionais do setor de tecnologia, empresários, acadêmicos e representantes do setor público integram programação de palestras e painéis. Além de participar das discussões, os visitantes podem passear por estandes de serviços e produtos das 8 às 18 horas.
Para o presidente do Sinfor-DF, Ricardo Caldas, é um momento de interação entre as linhas de trabalho e de divulgar o potencial do segmento para a geração de empregos e para o desenvolvimento da economia local. “O Distrito Federal tem um ambiente favorável, mão de obra qualificada, acesso a recursos e a créditos, mas falta espírito empreendedor. As entidades da área estão reunidas para solucionar as demandas e mudar esse cenário.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), falou da importância de se construir uma rede colaborativa de ideias, referindo-se à audiência pública ocorrida à tarde. “O setor produtivo de TI necessita de apoio e um dos objetivos da mostra é desenvolver um documento que sinalize uma política distrital que dê segurança de investimento”, disse.
O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, afirmou que a ciência e a inovação caminham juntas na produção de novas tecnologias. “O crescimento depende de ações continuadas e, para isso, é necessária a participação do Estado e da sociedade.”
Também compareceram à abertura o vice-presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (PMDB); o deputado federal Izalci Lucas (PSDB); e dirigentes de entidades que representam o setor produtivo e o segmento de TI.
Participação do Sesi-DF
Equipes de robótica das unidades do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) estão se revezando para apresentar seus projetos durante o evento. No estande do Sesi-DF, os alunos mostram desafios cumpridos em torneios, com peças de Lego e robôs.
Para Bruna Viana, de 14 anos, integrante da equipe Lions Bots, de Taguatinga, expor o projeto em um evento como a Mostra de Tecnologia Brasília mais TI é ter o reconhecimento do esforço e da dedicação. “O grupo trabalhou duro para desenvolver o desafio e é gratificante poder exibir o resultado final.”
De acordo com a professora de matemática Karina David, a participação do Sesi-DF no evento sensibiliza o público sobre a importância da tecnologia na educação. “Possibilita maior interação com os estudantes, além de ser fundamental no processo criativo e de raciocínio lógico”, explica.
No Sesi-DF, a robótica faz parte do currículo regular e também é oferecida como disciplina extra no contraturno.
A Mostra de Tecnologia Brasília mais TI vai até quinta-feira (7). Os interessados em participar do evento podem se inscrever na recepção do evento, no foyer do plenário. A entrada é gratuita. Na noite de encerramento, haverá a entrega do 8° Prêmio Sinfor de TI.
Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Hélio Montferre
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra