Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

A Controladoria-Geral do Distrito Federal entregou, na sexta-feira (8), R$ 140 mil aos vencedores do 1º Prêmio Escola de Atitude. A iniciativa estimula estudantes de instituições públicas a se tornar protagonistas na manutenção e na melhoria do ambiente escolar, com ética e transparência.

Entre as ações houve auditorias cívicas, nas quais os estudantes examinaram suas escolas em busca de problemas e propuseram soluções inovadoras de transparência. “Os resultados foram excepcionais. É uma geração que veio fazer a diferença”, afirmou o controlador-geral do DF, Henrique Ziller. A ação é parte do projeto Controladoria na Escola, lançado em 2016 para promover a cidadania ativa no ambiente de ensino.

O Centro de Ensino Educacional 14 de Ceilândia foi o vencedor do Prêmio Escola de Atitude e ganhou R$ 50 mil. Os estudantes, com o auxílio de professores, criaram um aplicativo para monitorar a limpeza e a conservação do patrimônio. “Nossos alunos se empenharam e participaram de todo o processo. Foram os protagonistas dessa conquista”, disse a supervisora do projeto na escola, Luciana Brito.

A estudante Maria Eduarda Barreto, de 16 anos, teve um contato mais profundo com a gestão pública. A jovem cursa o 2° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Educacional 310 de Santa Maria, que conquistou o segundo lugar no prêmio. Maria Eduarda teve um dia como administradora da cidade e entendeu a importância de ser transparente no poder público. “Quando você está no governo, tem nas mãos coisas que são de todos. O projeto foi uma experiência ótima para todos nós, pois nos conscientizou a cuidar da escola e a usar o espaço com responsabilidade.”

Cada escola pôde inscrever até 30 alunos do 8° e do 9° ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio para participar do prêmio, que recebeu inscrições de 104 instituições de ensino. As dez primeiras receberam prêmios em dinheiro e os professores orientadores ganharão bolsas de pós-graduação oferecidas pelo Fundo Pró-Gestão, da Escola de Governo do DF. O Sistema Fibra foi um dos apoiadores do concurso.

Participaram do evento a primeira-dama de Brasília, Márcia Rollemberg, o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, o deputado distrital Professor Israel (PV) e a coordenadora de Educação do Sesi-DF, Cláudia Rocha, que representou o Sistema Fibrana cerimônia.

Veja a lista de vencedores:

1º – Centro de Ensino Educacional 14 de Ceilândia
2º – Centro de Ensino Educacional 310 de Santa Maria
3º – Centro de Ensino Fundamental 3 de Planaltina
4º – Centro de Ensino Educacional Gesner Teixeira (Gama)
5º – Centro de Ensino Fundamental Pipiripau II (Planaltina)
6º – Centro de Ensino Fundamental Miguel Arcanjo (São Sebastião)
7º – Centro de Ensino Educacional São Bartolomeu (Unidade de Internação de São Sebastião)
8º – Centro de Ensino Educacional Taguara (Planaltina)
9º – Centro de Ensino Educacional 4 de Taguatinga
10º – Centro de Ensino Fundamental do Bosque (São Sebastião)

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *