Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Cerealista Guara fotos MoacirEvangelista19022021A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu nessa quarta-feira, 24 de março, um encontro virtual sobre logística reversa de embalagens. O bate-papo, voltado para empresários dos sindicatos filiados, foi conduzido por Lucas Barbosa, gerente de Novos Negócios da empresa eureciclo, que é parceira da Federação em projeto voltado para essa temática.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos obriga a implementação da logística reversas nas empresas, em um processo caracterizado pelo reaproveitamento de resíduos sólidos no processo produtivo ou pela destinação ambientalmente adequada.

“Essa é uma obrigação importante, da qual muitas empresas não têm conhecimento”, disse Lucas Barbosa, que apresentou o trabalho feito pela eureciclo. No mercado desde 2016, a empresa certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo por meio do rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem. “A política fala de responsabilidade compartilhada [pelo ciclo de vida dos produtos]; nosso processo é rastrear a reciclagem e ajudar as empresas a investirem de forma segura e transparente”, completou.

Com a cooperação técnica entre a Fibra e a eureciclo, empresas associadas aos sindicatos filiados à Federação podem contratar o trabalho com valores diferenciados, que variam de acordo com o material de produção das embalagens e da quantidade produzida.

O serviço prestado é o de compensação ambiental. Quando os agentes de reciclagem finalizam a venda de resíduos, notas fiscais são emitidas de forma a comprovar a destinação adequada do material. A eureciclo rastreia esses documentos e oferece créditos de reciclagem às empresas.

“A central de triagem recebe o material, separa e vende para o reciclador final, mas, muitas vezes, o preço da venda é baixo, o que traz um gargalo. Uma forma de as empresas fazerem a compensação é investindo nessa cadeia”, explicou Barbosa. Relatórios de impacto e um certificado são entregues à empresa, como comprovação pelo trabalho feito e da adequação à legislação.

Para saber mais sobre a parceria, o empresário pode entrar em contato com a Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fibra pelo e-mail assuntos.ambientais@sistemafibra.org.br.

Texto: Samira Pádua
Foto: Moacir Evangelista/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *