Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Seguindo tendência positiva iniciada em abril, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) subiu pelo terceiro mês consecutivo e, no mês de junho, chegou a 58,8 pontos.

A recuperação do Icei-DF ocorreu a partir de março, quando o índice caiu a 49,8 pontos. Naquele momento, o governo local adotou medidas de restrição de atividades econômicas para reduzir a contaminação pelo coronavírus diante de um pico de transmissão. A partir de abril, com a reabertura de atividades comerciais e o avanço da campanha de vacinação, o número iniciou a recuperação.

O Icei-DF é formado por dois componentes: o que mede a percepção dos empresários sobre as condições atuais e outro, sobre as expectativas. A alta do Icei-DF de junho foi impulsionada pelo indicador de condições atuais dos negócios que, pela primeira vez em 2021, superou a linha dos 50 pontos e marcou, em junho, 53,1 pontos.

Em caminho reverso, quando questionado sobre as expectativas, o empresário industrial do DF se mostrou menos confiante em junho (61,7 pontos) em relação a maio (64,4 pontos). Apesar da queda de 2,7 pontos, o indicador de expectativas ainda é positivo. No Icei-DF, números acima dos 50 pontos mostram otimismo e, abaixo, pessimismo.

“Não há dúvidas de que somente a vacinação pode permitir o retorno pleno da sociedade a rotina normal e, por isso, o avanço da imunização deixa o empresário mais otimista. A cada dia fica mais próximo o momento em que será possível a retomada plena e segura da economia”, avalia o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.

Para o presidente da Fibra, o anúncio de obras públicas pelo governo local também contribui para a melhoria da percepção do empresário. “A indústria da construção representa mais de 54% do PIB [Produto Interno Bruto] do setor industrial do DF. Cada obra iniciada melhora o otimismo de empresários de áreas e de perfis diversos, uma vez que movimenta a cadeia produtiva envolvendo vários setores industriais como os de alimentos e bebidas, de tecnologia, metalomecânico, do vestuário.”

O Icei-DF é medido pela Fibra desde 2010, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF. A pesquisa foi feita com empresários da indústria do DF de 1º a 14 de junho.

Baixe aqui o Icei-DF de junho de 2021 e, aqui, a série histórica do índice.

Texto: Nilson Carvalho
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *