FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na tarde dessa quinta-feira, 19 de agosto, empresários do Distrito Federal participaram de um bate-papo sobre internacionalização. O encontro online foi o sexto da série Diálogos Industriais Virtuais, que é realizado pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O tema do diálogo foi Como a Inovação Aumenta a Competitividade no Mercado Externo, e abordou assuntos como oportunidades no comércio exterior, inovação e a revolução 4.0 e os impactos nas empresas. Além disso, foram apresentados dados de importação e exportação do Brasil, comparativos de balanças comerciais de outros países e cases de empresas que buscaram o mercado externo.
A palestra foi conduzida pelo consultor Luiz Roberto Gomes, que é formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Relações e Negócios Internacionais e em Econegócios e Gestão Socioambiental.
“Inovação não se refere unicamente a um produto ou serviço, mas também aos processos produtivos. Por isso, a curto prazo é preciso avaliar a situação atual do negócio e analisar os problemas que têm de ser resolvidos. Já a longo prazo, estabelecer o quê, como e aonde se quer chegar. Assim, será possível traçar um plano e se preparar para inserção no mercado internacional”, explicou Luiz Roberto.
Segundo o especialista, as maiores barreiras para inovar estão relacionadas aos mitos de que quem trabalha com outros países é uma pessoa ousada. “Alguns enxergam como algo complexo e que é preciso grandes investimentos. É importante estudar cenários e explorar as demandas, mas os ganhos estão em se tornar uma empresa competitiva, que agrega valor ao que é oferecido.”
O diretor secretário da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva, esteve presente na abertura do evento. “A ação permite que o empresariado local explore oportunidades de crescimento dos negócios, conquistando outros mercados.”
Apoio do CIN-DF
A gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF) da Fibra, Viviane Brunelly, falou sobre o apoio dado pela Federação às indústrias brasilienses. “Damos suporte para que as empresas tenham uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. É feito um estudo e um planejamento, checagem de documentação, análise do produto e é apontado o que é preciso fazer em relação a promoção, precificação, logística e até despacho”, afirmou.
O CIN-DF apoia missões empresariais, com os objetivos de aumentar a competitividade da indústria local e o crescimento no mercado, promove periodicamente ações de capacitação e tem autorização para emitir documentos importantes para as relações de empresas brasilienses com outros países, como o ATA Carnet e o Certificado de Origem Digital (COD).
Para saber mais, entre em contato com o centro pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.
Próxima palestra
A programação da série Diálogos Industriais Virtuais, que tem o objetivo de debater as dificuldades enfrentadas pelas indústrias e as possibilidades de atuação empresarial coletiva, se encerrará em 19 de setembro com a palestra Como Facilitar o Comércio Exterior: Financiamento. Serão abordados temas como acesso ao crédito para exportação, linhas de financiamento, produtos e serviços que podem ser financiados, fontes de recursos e como as instituições financeiras vêm atuando em relação à concessão de crédito.
Para participar, é preciso entrar em contato com a Gerência de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra pelo telefone (61) 3362-6115, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h às 18h, ou pelo e-mail assessoriasindical@sistemafibra.org.br.