FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em cerimônia no edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), foi lançado na terça-feira, 14 de setembro, o livro Brasília: Capital dos Criadores. A obra é parte das comemorações do cinquentenário da criação do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF) e traz a história de marcas, grifes e criadores da capital do País.
“Como historiadora, vejo a importância de a gente ter registro daquilo que aconteceu e, assim, entender melhor a dinâmica do setor. Este livro veio para marcar 50 anos de ações do sindicato, mostrar que nós temos empresas, estilistas e designers e que esse é um setor pujante no DF”, destacou a presidente do Sindiveste-DF, Walquiria Pereira Aires.
A publicação teve o apoio da Fibra, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF. Os primeiros exemplares foram entregues ao presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar; ao diretor regional do Senai-DF, Marco Secco; à secretaria de Turismo, Vanessa Mendonça; ao superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, e à diretora técnica do Sebrae no DF, Rose Rainha.
A obra também está disponível em formato digital no site capitaldoscriadores.com.br. “O que mais me enche de orgulho é poder usar o livro para levar para as pessoas, além de informação, cultura sobre este setor tão importante do DF”, comemorou o jornalista Fernando Lackman, responsável pela direção de conteúdo, curadoria e edição da obra. A publicação está dividida em oito capítulos e traz ainda um panorama de eventos como o Capital Fashion Week, cujas passarelas projetaram a moda do Centro-Oeste de 2005 a 2015.
Ao parabenizar o sindicato pelos 50 anos de criação, o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, destacou o trabalho da entidade. “Brasília tem tudo para ser melhor em qualquer ponto, especialmente em setores que exigem criatividade, dedicação, zelo e competência, e nisso eu incluo o Sindiveste”, disse.
Durante a fala, ele também reforçou a importância da atuação do setor do vestuário no enfrentamento à pandemia da covid-19. Em 2020, o Senai-DF, o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e o Sindiveste-DF entregaram 2.004.545 máscaras de tecido reutilizáveis para o governo local, como parte das ações coordenadas pelo Executivo para o combate à doença. “Muitos não compreendem a capacidade de Brasília para esses temas. Colocamos o Sistema à disposição e cumprimos com as demandas. Parcerias como essas são importantes para o crescimento do DF e a valorização do trabalho, do trabalhador e do empresário”, completou.
O lançamento contou também com o desfile de criações exclusivas para o evento, das estilistas Sandra Lima, Lurdinha Danezy e Eunice Ferreira.
Acesse aqui a versão digital do livro Brasília: Capital dos Criadores.