FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Micro e pequenas empresas ou pessoas físicas do Distrito Federal podem submeter, ao Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores, Centelha, propostas para projetos inovadores ou soluções para setores. As inscrições tiveram início nesta quarta-feira, 27 de outubro, pelo site do Centelha DF, e seguem até 15 de dezembro.
Os projetos selecionados receberão até R$ 60 mil em recursos financeiros, além de capacitações para desenvolver ideias que devem resultar na criação de empresas de base tecnológica, as startups. No DF, serão selecionados 28 projetos que deverão ser executados em no máximo 12 meses.
Cada empresa ou pessoa física pode submeter mais de uma proposta, que devem ser projetos inovadores ou soluções para setores. Para projetos, os temas prioritários são, por exemplo, automação, big data, realidade virtual, manufatura avançada e inteligência artificial. Já nas soluções para setores, o foco das ideias pode estar em áreas da indústria, como construção civil, energia, elétrica e eletrônica e telecomunicações. Também serão apoiados projetos nos setores do comércio e de serviços. A lista completa dos temas prioritários pode ser acessada no site do Centelha DF, onde também estão o edital e o cronograma do programa.
Empresas interessadas em apresentar propostas devem ser enquadradas como microempresas ou empresas de pequeno porte e ter sede no DF aberta até 12 meses contados da data de publicação do edital, divulgado em aviso de chamada pública no Diário Oficial do DF de 21 de outubro. Pessoas físicas que tiverem projeto aprovado deverão constituir empresa para fazer parte do programa.
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) firmou termo de parceria com o Centelha DF para dar apoio às ações localmente. Empresas que precisarem de orientação em relação à documentação para envio de propostas podem entrar em contato com a Assessoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra pelo telefone (61) 3362-6017, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, ou pelo e-mail diretoria.inovacaotecnologica@sistemafibra.org.br.
Incentivo à inovação
O programa Centelha ocorre no DF e em outras 19 unidades da Federação. Na capital do País, foi lançado em cerimônia no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, em 21 de outubro, com a presença do ministro substituto da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales, do vice-governador do DF, Paco Britto, do presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar e de autoridades do governo local. A iniciativa é promovida pelo MCTI e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. No DF, o Centelha é executado pela Biotic S.A. — empresa gestora do parque tecnológico — e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF).
Texto: Nilson Carvalho
Assessoria de Comunicação da Fibra