Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Prova SAEP Eletrotécnica Foto Victor Hugo Pessoa Senai 04 06 2019O governo federal está com consulta pública aberta para analisar proposta de alteração da Portaria nº 672, do Ministério do Trabalho e Previdência, que trata, entre outras coisas, de procedimentos, programas e condições de segurança e saúde no trabalho. O texto disponível para contribuições acrescenta ao normativo um anexo com regulamento para avaliação da conformidade de equipamentos de proteção individual (EPI) por certificação.

Atualmente, a avaliação de equipamentos que envolvam grau de risco elevado de alguns tipos de EPI é responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Como a incumbência passará a ser do Ministério do Trabalho e Previdência, a proposta de texto busca estabelecer as regras de avaliação da conformidade, por certificação.

As sugestões podem ser feitas até 12 de janeiro de 2022, pelo portal Participa + Brasil.

O público-alvo da consulta são fabricantes e importadores de EPI, organismos de certificação de produto (OCP), laboratórios de ensaio, empregadores, trabalhadores, governo e profissionais de segurança e saúde no trabalho e de inspeção do trabalho, além de sindicatos e outras entidades representativas.

As contribuições serão analisadas pela Secretaria de Trabalho, do ministério, que elaborará o texto final.

Em caso de dúvidas sobre a participação na consulta pública, os empresários podem entrar em contato com a Gerência de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) pelo telefone (61) 3362-6115, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 13h às 18h, ou por e-mail (assessoriasindical@sistemafibra.org.br), até 23 de dezembro e a partir de 3 de janeiro de 2022.

Texto: Assessoria de Comunicação da Fibra
Foto: Victor Hugo Pessoa/Senai – 4.6.19
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *