FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Para a maioria dos sindicatos que compõem a base da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o dia 1º de maio marca a data base para o início das negociações coletivas de trabalho.
Com o intuito de levar informações e de preparar os sindicatos para o período de negociação, a Fibra promoveu no último dia 24 de março, na sede da Federação, reunião preparatória para as negociações coletivas 2023.
Durante toda a manhã, presidentes, diretores e técnicos dos sindicatos da indústria do DF receberam informações sobre o cenário trabalhista atual e foram informados de obrigações legais às quais os representantes sindicais nas comissões de negociação devem se atentar.
O diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, Fernando Japiassu, reforçou aos participantes a importância de que a negociação seja feita com bastante atenção. “Como o negociado entre as partes prevalece sobre o legislado, uma convenção mal celebrada pode ser a porta para o crescimento ou pode arruinar um setor, uma vez que todas as condições trabalhistas que impactarão o rumo das empresas estarão no acordo.”
Uma das orientações repassadas aos sindicatos foi a de produzir estudo com o cenário atual do setor em que atua pelas perspectivas patronal e laboral. “Conhecer bem o cenário da negociação, tanto pela perspectiva da empresa como pela do trabalhador, é fundamental. Também é importante que o negociador conheça profundamente a própria convenção atual e que busque formas de aprimorar a própria negociação em fontes como convenções de outros segmentos, locais ou nacionais”, alertou Japiassu.
Apoio técnico e jurídico
Na reunião, a gerente jurídica da Fibra, Ana Cláudia Macedo Rainha, falou sobre regras importantes às quais os sindicatos devem se atentar e manter as empresas associadas em alerta, como a que trata dos cuidados em demissões durante o prazo da data base.
A Federação dá assistência aos sindicatos filiados na negociação das convenções coletivas e, para dar subsídio neste período de preparação para as negociações, distribuiu a versão atualizada do Manual de Negociação Coletiva de Trabalho da Fibra, conteúdo produzido exclusivamente para as entidades sindicais.
Foto: Moacir Evangelista/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra