FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Na noite dessa quinta-feira, 30 de março, 30 empresários e representantes da indústria local se reuniram no Sebrae Lab, localizado no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, para participar do Painel de Soluções e Ferramentas Disponíveis para Gestão de Estoque. No encontro, o público debateu as principais demandas e soluções voltadas à temática.
A iniciativa é do Hub da Indústria do Distrito Federal, que busca promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. O projeto atende gratuitamente a 60 empresas, focando aumento de receita, de visibilidade e de vantagem competitiva.
“O empresário tem várias funções dentro do próprio empreendimento. Por isso, é necessário que ele tenha ferramentas que o deixe cercado de informações que favoreçam o crescimento do negócio. O estoque é termômetro de identificação da entrada e da saída de matéria-prima, do crescimento das vendas ou da perda de insumos, por exemplo. Para identificar esses pontos, é preciso planejamento e gerenciamento”, explica a consultora do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil do Distrito Federal (ISTCC-DF) Silvia Gomes.
A profissional mediou o painel, que teve a participação dos professores universitários da área de administração Gilberto Clóvis Josemin e Marcos Aurélio Antunes, da especialista em Gestão Empresarial Deborah Monteiro e do dono da empresa de sucos naturais Sucopira, Vitor Ferreira. Eles abordaram técnicas para ter um estoque confiável e assertivo e contaram sobre as próprias experiências.
A consultora Silvia também foi responsável por ministrar o workshop Gestão de Estoques como Ferramenta Estratégica na Redução de Custos, que ocorreu em 15 de março, e duas oficinas: a primeira voltada para os segmentos de vestuário e de alimentos e bebidas, e a segunda, para as áreas de construção e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto. As capacitações ocorreram nos dias 21 e 22 deste mês, respectivamente.
Nos treinamentos, foram apresentados mapeamento dos processos, logística, desenvolvimento de fornecedores e a metodologia Fifo — sigla para First In, First Out, que em português significa primeiro a entrar e primeiro a sair —, um método de circulação de itens no estoque.
Para Humberto Cenci, proprietário da Cerealista Guará e presidente do Sindicato das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do DF (Sindigrãos-DF), ações como a que o Hub promove são enriquecedoras para o aprendizado e a implementação de novas técnicas. “Como empresário, posso dizer que a quebra operacional é o meu maior gargalo atualmente. Daí a necessidade de ter ferramentas que me auxiliem nessa questão, e o Hub atua nisso. No posto de representante de categoria, afirmo que os associados muitas vezes não conhecem o caminho para encontrar soluções para as principais inquietações. Encontros com especialistas colaboram para encontrar respostas e, consequentemente, para que haja eficiência dentro das indústrias.”
DF + Produtivo
A partir deste semestre, as empresas atendidas pelo Hub da Indústria do DF poderão aderir ao DF + Produtivo. O programa é ofertado pela da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).
Com duração de 120 horas, executadas em cerca de três meses, a consultoria é voltada para o ganho de produtividade com foco na redução de desperdícios como atividades sequenciais desnecessárias, estoque excessivo, má utilização do capital humano e tempo de espera em vão. A adesão é gratuita.
Os interessados precisam fazer uma autoavaliação no portal maturidade.senai40.com.br. Um consultor do Senai-DF entrará em contato para confirmar a adesão ao programa ou detalhar os motivos de ela não poder participar. Para mais informações, acesse o site do DF + ou envie um e-mail para dfmais.senai@sistemafibra.org.br.
Hub da Indústria do DF
Em 2022, o projeto foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Fibra, pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília.
O Hub tem um espaço no Biotic. No local, são executadas ações de diagnósticos, desafios, capacitações, apresentações de soluções e de interação entre os participantes, sempre com temáticas voltadas para a melhoria da produtividade e da competitividade do ecossistema brasiliense de inovação.
Para o mês de março, estão programadas capacitações em gestão de custo e estratégia de precificação.
Acompanhe a atualização da agenda das atividades do Hub da Indústria do DF no Facebook e no Instagram da Fibra.