FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e o Centro de Educação Superior de Brasília — entidade mantenedora do Centro Universitário Iesb — firmaram acordo de cooperação técnica na sexta-feira, 23 de junho. O objetivo é promover a integração da teoria e da prática de forma que alunos apliquem na indústria conhecimentos adquiridos em sala.
A assinatura ocorreu no edifício-sede da Federação. “Esta é uma parceria gratificante. O Iesb é uma instituição muito respeitada, com pensamento de vanguarda e estrutura admirável. Ao somar isso ao nosso Sistema, nós vamos acrescentar muito às indústrias que nós representamos e para a cidade”, destaca o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.
O acordo tem validade de dois anos. “Faremos todo o possível para realizar um bom trabalho, que deverá ser conjunto. Vai ser ótimo para o aluno, que vai vivenciar situações e experiências práticas”, pontuou a diretora-presidente do Centro Universitário Iesb, Eda Coutinho.
Entre as ações que competem à instituição de ensino estão articular com a Fibra e as indústrias selecionadas, de modo a identificar as necessidades específicas de cada empresa; buscar soluções por meio de projetos de pesquisas, em relação aos problemas identificados na indústria local, e propor novas ações e atividades conjuntas.
O Iesb é um dos parceiros do Hub da Indústria do DF, que busca promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. O projeto foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Fibra, pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília. A intenção é que empresas participantes do projeto também sejam beneficiadas pelo acordo.
Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, a junção de esforços entre o setor produtivo e a academia é relevante para o crescimento dos negócios. “Essa parceria é muito bem-vinda porque fortalece a união entre a indústria e a educação para impulsionar a evolução tecnológica e a inovação. Os alunos terão visitas técnicas e projetos em conjunto e nós vamos ter à disposição talentos para despertar em nossas empresas a importância do desenvolvimento tecnológico e da maturação digital”, disse.
Também participaram do encontro, pelo Centro Universitário Iesb, o reitor, Luiz Cláudio Costa, e o coordenador de cursos, Erlano Ribeiro; as presidentes do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF), Walquiria Aires, e do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam-DF), Rosana Souza Aguiar; a gerente de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Luana Torres, e a assessora jurídica da Fibra Luciana Braga.