Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

29 06 2023 Hub da industria Foto Victor Hugo Pessoa SesiDFO Hub da Indústria do Distrito Federal promoveu em junho um ciclo de capacitações voltado à temática da gestão tributária. Foram dois momentos, ambos no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic. O primeiro, no dia 15, foi o Encontro de Conexão: Networking e Negócios. O segundo, no dia 29, foi o workshop Planejamento Tributário e Tecnologias Fiscais.

O objetivo do Hub da Indústria é promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. O projeto atende gratuitamente 60 empresas dos segmentos de alimentos, de construção, de movelaria, de vestuário e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto. São trabalhados três eixos: receita, visibilidade e vantagem competitiva. Desde o início do ano, houve capacitações em automação e gestão empresarial, marketing digital, gestão de estoque, precificação e liderança.

Ministrado pelo especialista em gestão jurídica aduaneira e internacional Menndel Macedo, o primeiro encontro do ciclo de gestão tributária seguiu o modelo de um bate-papo. Os participantes conversaram sobre administração tributária, tecnologias disponíveis no mercado e planejamento estratégico.

O workshop de 29 de junho, por sua vez, foi conduzido pelo professor de Direito Tributário Maurício Timm do Valle, membro do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), e pelo consultor Claudio Sotana.

Timm do Valle falou ao público sobre ideologia e tributação, conceitos de direito civil e de direito tributário, intepretação tributária, fundamentos jurídicos do planejamento tributário, propósito negocial, norma geral antielisão e estratégias de trocas. “Os conceitos ditam o que é lícito ou ilícito, por isso é necessário que o empresário tenha noção do que é um planejamento tributário. Assim, cumprirá a lei, mas também saberá o regime mais pertinente ao seu negócio [Simples Nacional, lucro presumido ou lucro real], buscando uma economia legítima e benéfica.”

Segundo o professor, a estruturação de um plano envolve tanto aspectos jurídicos da tributação quanto aspectos contábeis e econômicos. “É a técnica de organização preventiva de negócios. Consiste em procurar os meios legais de evitar ou postergar a incidência ou, ainda, reduzir o montante do tributo possivelmente devido, a fim de diminuir a carga tributária”, explica.29 06 2023 Hub da industria Foto Victor Hugo Pessoa Sesi DF

A segunda parte do encontro ficou por conta do consultor da Evolua Claudio Sotana. Ele apresentou soluções de planejamento tributário e os impactos que elas têm. “O nosso trabalho é mitigar riscos, fazer com que a empresa cumpra a legislação e se beneficie do sistema tributário que mais se adéque a seu perfil”, disse. O planejamento consiste em elaboração de estrutura operacional, reclassificação de produtos e serviços, análise de cargas tributárias e de regimes especiais, simulações e montagem de um plano de ação.

Participante do Hub da Indústria do DF, Mariana Alves, sócia da Margran Mármores e Granitos, assistiu ao workshop e considera o assunto de suma importância para a sobrevivência da empresa. “O tema é complexo. Posso afirmar isso, pois eu que lido com a área financeira e administrativa do meu negócio. Aprendi no dia a dia como organizar as contas e, no fim, ter lucro. O Hub tem sido primordial para o aperfeiçoamento do meu conhecimento. Na rotina, é difícil conciliar novas técnicas. Aqui temos espaço para trocas e mudança de cultura organizacional para crescermos e nos tornarmos mais competitivos”, avalia.

O projeto
Em 2022, o Hub da Indústria do DF foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB).

O projeto atende gratuitamente 60 indústrias e dispõe de um espaço físico no Biotic. No local, são executadas ações de diagnósticos, desafios, capacitações, apresentações de soluções e interação entre as empresas atendidas, sempre com temáticas voltadas para a melhoria da produtividade e da competitividade do ecossistema brasiliense de inovação.

Acompanhe a agenda das atividades do Hub da Indústria do DF no Facebook e no Instagram da Fibra.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *