FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Hub da Indústria do Distrito Federal promoveu em junho um ciclo de capacitações voltado à temática da gestão tributária. Foram dois momentos, ambos no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic. O primeiro, no dia 15, foi o Encontro de Conexão: Networking e Negócios. O segundo, no dia 29, foi o workshop Planejamento Tributário e Tecnologias Fiscais.
O objetivo do Hub da Indústria é promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. O projeto atende gratuitamente 60 empresas dos segmentos de alimentos, de construção, de movelaria, de vestuário e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto. São trabalhados três eixos: receita, visibilidade e vantagem competitiva. Desde o início do ano, houve capacitações em automação e gestão empresarial, marketing digital, gestão de estoque, precificação e liderança.
Ministrado pelo especialista em gestão jurídica aduaneira e internacional Menndel Macedo, o primeiro encontro do ciclo de gestão tributária seguiu o modelo de um bate-papo. Os participantes conversaram sobre administração tributária, tecnologias disponíveis no mercado e planejamento estratégico.
O workshop de 29 de junho, por sua vez, foi conduzido pelo professor de Direito Tributário Maurício Timm do Valle, membro do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), e pelo consultor Claudio Sotana.
Timm do Valle falou ao público sobre ideologia e tributação, conceitos de direito civil e de direito tributário, intepretação tributária, fundamentos jurídicos do planejamento tributário, propósito negocial, norma geral antielisão e estratégias de trocas. “Os conceitos ditam o que é lícito ou ilícito, por isso é necessário que o empresário tenha noção do que é um planejamento tributário. Assim, cumprirá a lei, mas também saberá o regime mais pertinente ao seu negócio [Simples Nacional, lucro presumido ou lucro real], buscando uma economia legítima e benéfica.”
Segundo o professor, a estruturação de um plano envolve tanto aspectos jurídicos da tributação quanto aspectos contábeis e econômicos. “É a técnica de organização preventiva de negócios. Consiste em procurar os meios legais de evitar ou postergar a incidência ou, ainda, reduzir o montante do tributo possivelmente devido, a fim de diminuir a carga tributária”, explica.
A segunda parte do encontro ficou por conta do consultor da Evolua Claudio Sotana. Ele apresentou soluções de planejamento tributário e os impactos que elas têm. “O nosso trabalho é mitigar riscos, fazer com que a empresa cumpra a legislação e se beneficie do sistema tributário que mais se adéque a seu perfil”, disse. O planejamento consiste em elaboração de estrutura operacional, reclassificação de produtos e serviços, análise de cargas tributárias e de regimes especiais, simulações e montagem de um plano de ação.
Participante do Hub da Indústria do DF, Mariana Alves, sócia da Margran Mármores e Granitos, assistiu ao workshop e considera o assunto de suma importância para a sobrevivência da empresa. “O tema é complexo. Posso afirmar isso, pois eu que lido com a área financeira e administrativa do meu negócio. Aprendi no dia a dia como organizar as contas e, no fim, ter lucro. O Hub tem sido primordial para o aperfeiçoamento do meu conhecimento. Na rotina, é difícil conciliar novas técnicas. Aqui temos espaço para trocas e mudança de cultura organizacional para crescermos e nos tornarmos mais competitivos”, avalia.
O projeto
Em 2022, o Hub da Indústria do DF foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília (UnB).
O projeto atende gratuitamente 60 indústrias e dispõe de um espaço físico no Biotic. No local, são executadas ações de diagnósticos, desafios, capacitações, apresentações de soluções e interação entre as empresas atendidas, sempre com temáticas voltadas para a melhoria da produtividade e da competitividade do ecossistema brasiliense de inovação.
Acompanhe a agenda das atividades do Hub da Indústria do DF no Facebook e no Instagram da Fibra.