Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
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4 10 2023SeminarioAspectosAmbientais FibraFotoBrunoFrauzinoA Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu na manhã de quarta-feira, 4 de outubro, o seminário Aspectos Ambientais como Fator de Competitividade Internacional. Iniciativa do Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF), em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação, o evento recebeu duas gerentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Na primeira palestra, a gerente de Política Comercial da CNI, Constanza Negri Biasutti, trouxe como tema os desafios e oportunidades para a indústria no comércio internacional sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

“A mensagem principal é que são duas agendas: a de comércio e a de sustentabilidade, mudança climática, que, no âmbito internacional, tem ganhado muita relevância. Sempre foram fundamentais, mas passaram a ser olhadas em conjunto”, explicou. “Há cada vez mais uma exigência do ponto de vista do consumidor para se ter produtos com alto padrão de sustentabilidade.”

Constanza acredita que o Brasil reúna as condições para ter liderança e participação internacional nessas discussões. “Nós, como CNI, estamos trabalhando para que o governo brasileiro possa ter uma participação mais ativa”, acrescentou.

No segundo tema, a gerente de Clima e Energia da CNI, Juliana Falcão, abordou o panorama das mudanças climáticas e o mercado de carbono. “É um assunto debatido há muitos anos. A gente precisa agir localmente, mas é uma questão global. Saiu da questão ambiental e entrou na esfera econômica”, destacou.

De acordo com Juliana, o controle da emissão de carbono ainda é restrito a grandes empresas, devido ao alto custo. “É muito difícil para uma pequena empresa hoje, por exemplo, contratar uma consultoria para medir o carbono”, disse. Fez a ressalva, no entanto, de que, diante da possibilidade de novas exigências dos clientes, é importante aprender sobre o assunto.

A abertura do seminário foi feita pelo 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Verano, que definiu o debate como norteador para os negócios e vital para o futuro da humanidade.

“Os fatores ambientais tornaram-se critérios importantes para a tomada de decisão por consumidores, investidores e por governos. Empresas que adotam práticas ambientais responsáveis têm vantagem competitiva por ser percebidas como socialmente conscientes e comprometidas com a preservação do meio ambiente”, defendeu Verano.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Bruno Frauzino/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra

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