Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

163600 1Dentro das atividades do Hub da Indústria do Distrito Federal, a Federação das Indústrias do DF (Fibra) realizou na quinta-feira, 16 de novembro, um encontro sobre presença digital e como a implementação de um sistema integrado de gestão pode transformar um negócio. Organizado pela Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, o evento foi na sede da Federação, no Setor de Indústria e Abastecimento.

Pedro Nicola, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab), que apoiou a realização do encontro, fez a abertura e destacou o valor de criar oportunidades para que as empresas do setor industrial conheçam possibilidades de se desenvolver. “Estes momentos são muito importantes para trazer para os empresários ferramentas novas e, especialmente, formas novas para desenvolver os empreendimentos. É uma maneira de a gente ajudá-los a se aproximarem de uma indústria 4.0, terem ganho de produtividade e melhorarem seus resultados”, disse.

O palestrante foi o diretor do Grupo Odoo Lucas Barros, que abordou tendências de crescimento de vendas online e a importância da presença digital sólida para empresas de todos os tamanhos. Ele apresentou a ferramenta Odoo: um conjunto de aplicativos em código aberto que cobre necessidades operacionais de uma empresa como gestão de relacionamento com o cliente, comércio eletrônico, contabilidade, estoque, ponto de venda e gerenciamento de projetos.

Barros demonstrou funcionalidades da plataforma. “Um software pode facilitar realmente a operação, aumentar a eficiência e a eficácia e simplificar de maneira acessível as operações e os processos internos”, ressaltou.

O Hub da Indústria do DF tem o objetivo de promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense. Em 2022, o projeto foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Fibra, pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília. Por meio do projeto, são realizadas diversas atividades de capacitação, de apresentação de ferramentas digitais e de interação entre indústrias, startups, governo, academia e outros agentes do ecossistema de inovação.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *