Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Em um ano de atividades, o Hub da Indústria do Distrito Federal atendeu 77 empresas e proporcionou a gestores diversos momentos de aprendizado e oportunidades de networking. Foram 23 oficinas, capacitações e workshops e dez encontros de negócios, que resultaram em 165 conexões. Agora, o projeto, concebido para promover a tecnologia na cadeia produtiva e elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense, apoiará mais de 30 empreendimentos no desenvolvimento de projetos de inovação e tecnologia.30 01 2024 Hub da Industria Biotic Fotos Victor Hugo Pessoa 9

Oficialmente lançado em 26 de janeiro de 2023, o Hub da Indústria do DF é uma iniciativa aprovada no ano anterior em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que fez um aporte de R$ 350 mil para a execução da fase-piloto. O projeto foi submetido pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB).

As ações priorizaram os setores industriais com maior necessidade de elevar a maturidade digital, com base em um levantamento feito em 2022. Na fase-piloto, empresas das áreas de vestuário, de alimentos, de movelaria, de construção e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto foram diagnosticadas e capacitadas de acordo com suas principais necessidades e tiveram acesso a soluções e ferramentas digitais. Tiveram, ainda, oportunidades de conexões e interações com outros segmentos, a fim de estabelecer parcerias. Várias atividades do Hub da Indústria também foram abertas a outras empresas.

Foram nove ciclos de capacitações, em que os participantes puderam se aprofundar em temas como marketing digital, gestão de estoque, estratégia de precificação, liderança e automação em gestão empresarial. “Nosso objetivo é apoiar a transformação contínua das indústrias brasilienses, fortalecer o setor produtivo local e impulsionar o desenvolvimento da região”, resume o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz.

Aceleração
Para celebrar os resultados do primeiro ano do projeto, o Sebrae no DF, com o apoio da Fibra e da Biotic S.A., promoveu um evento em 30 de janeiro, no Sebraelab, com a presença de representantes do governo local, do setor produtivo e da academia. A comemoração ocorreu dentro da programação do Sebrae Labday — evento mensal que tem como foco temáticas ligadas ao empreendedorismo e à inovação.

Na ocasião, foi lançada a fase de aceleração do Hub da Indústria do DF. Das empresas da fase-piloto, 33 foram selecionadas para participar do desenvolvimento de projetos de inovação e de tecnologia. Todas receberão consultoria individual e terão acesso a ferramentas e soluções tecnológicas aplicáveis à solução de seus maiores desafios.

Com investimento de R$ 550 mil, também via edital da ABDI, a etapa de aceleração terá duração prevista de quatro meses e foco em três eixos: desenvolvimento empresarial, de produto e de receita.

30 01 2024 Hub da Industria Biotic Fotos Victor Hugo Pessoa Capa 19Uma das empresas selecionadas para a fase de aceleração do Hub da Indústria do DF é a Fabrika, que confecciona uniformes e peças de moda fitness. A proprietária, Ana Paula Vieira, é participante assídua das atividades do projeto. “O plano de expandir a nossa indústria para um espaço maior era um sonho e, com o apoio das capacitações, conseguimos transformá-lo em realidade. A gestão de estoque era um gargalo, pois impactava o direcionamento dos recursos financeiros. Depois de uma oficina sobre a temática, conseguimos direcionar melhor os insumos e readequar o estoque. Com essa movimentação, mudamos de endereço. Consequentemente, passamos a ter economia nas compras e poupamos tempo na organização de materiais”, conta. “A expectativa com a aceleração é reajustar o marketing. Devido à correria do dia a dia e por não conhecer bons profissionais, acabamos deixando essa área de lado, mas sei o quão importante e benéfica ela é. Acredito que daremos outro salto logo, logo.”

No evento no Sebraelab, o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, definiu o Hub da Indústria como um ganho para a cadeia produtiva da capital federal. “É um avanço para os industriais que no dia a dia não têm a oportunidade de aprofundar conhecimentos para inserir novas tecnologias na empresa. Por meio de uma equipe qualificada, há um suporte para desafogar os gargalos do negócio e implementar ferramentas que o alavanquem”, afirmou.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Leonardo Reisman, destacou a importância da parceria, que tem a participação da Biotic S.A., para a política de inovação tecnológica de Brasília. “O projeto favorece o avanço do ecossistema de inovação da cidade, no sentido de intensificar a produtividade e a entrega de serviços por empresários locais e de apoiar o governo no atendimento das necessidades da população”, disse.

Também estiveram presentes no evento o presidente da Biotic S.A., Gustavo Dias, e a gestora do Sebraelab, Cláudia Bonifácio.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
1° Edição do Labday 2024.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *