Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

IBTILancamentoProjetos12062012NilsonCarvalhoFibraUnicom_CorteSite

Você que está lendo essa matéria agora certamente já passou por isso. Seu serviço de internet, telefonia ou tevê por assinatura apresentou problema e imediatamente você ligou para a operada solicitando o reparo. Agendou a visita técnica, esperou e, quando achou que seu problema seria resolvido, uma falha na comunicação entre a prestadora de serviços técnicos e a operadora impediu que o resultado fosse satisfatório. A situação não é rara e certamente não condiz com os dias atuais, em que a tecnologia permite avanços outrora inimagináveis. Pensando nisso, a empresa brasiliense Wise Informática decidiu inovar e criou um software que permite agilizar e aperfeiçoar esta comunicação, minimizando os transtornos dos clientes. O sistema Data Controller GSW foi apresentado hoje no Instituto Brasília de Tecnologia da Inovação (IBTI).

O projeto da empresa de Tecnologia da Informação é um dos beneficiados pela parceria do IBTI – entidade ligada à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) – com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF), que lançaram no ano passado edital de apoio ao desenvolvimento tecnológico de projetos voltados para a ciência, tecnologia e inovação, além de estimular o empreendedorismo e o surgimento de novos negócios.

Na mesma ocasião, foi apresentado outro produto gerado pelo edital. A empresa Core Business demonstrou uma ferramenta organizacional de segurança da informação, fruto do projeto Governança, Risco e Conformidade para SOA. O software, apresentado pelo empresário André Tofanello, é inédito em todo o mundo e terá repercussão internacional em setembro, durante 5º Internacional SOA Symposium e do 4th Internacional Cloud Symposium, que serão realizados em Londres, na Inglaterra. “O IBTI foi fundamental para que tanto a empresa quanto o produto pudessem nascer”, avalia Tofanello.

Segundo o diretor presidente do IBTI, Claynor Mazzarolo, “o instituto existe como uma espécie de incubadora para projetos de inovação, para ajudar a viabilizar os projetos de TI do DF de forma competitiva no mercado nacional e internacional”. Os empreendedores interessados em concorrer apresentaram um projeto, descrevendo o desenvolvimento de produto, processo, software ou serviço de caráter inovador, cuja viabilidade seja devidamente comprovada. Os projetos justificaram, ainda, os benefícios e os impactos sociais, econômicos, ambientais que serão gerados.

As empresas selecionadas poderão utilizar o espaço físico e estrutura adequada no IBTI para o desenvolvimento de projetos, com direito a serviços como acesso à internet; secretaria; manutenção e limpeza das áreas comuns; linha telefônica habilitada para realizar ligações locais e dentro do limite estipulado pelo contrato; segurança; utilização dos laboratórios; pesquisadores e bolsistas para apoio no desenvolvimento dos projetos selecionados. O IBTI funciona no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) Quadra 06 Lote 2150/2160.

Por Patrick Selvatti 
Fotos: Nilson Carvalho
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail: patrick.selvatti@sistemafibra.org.br 
Telefone: (61) 3362-6131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *