FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O novo presidente do Conselho Nacional do Sesi, Gilberto Carvalho, esteve nesta segunda-feira (2/3) no edifício-sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra). Carvalho foi recepcionado pelo presidente da Casa, Jamal Jorge Bittar, no gabinete da presidência, momento em que pôde conhecer as peculiaridades do Sistema Fibra. Há pouco mais de um mês à frente do Conselho Nacional do Sesi, Carvalho terá, na Casa da Indústria do DF, todo amparo necessário para conhecer mais afundo os braços que compõem o Sistema (Sesi/Senai/Fibra/IEL), bem como os inúmeros serviços oferecidos ao industrial e seu trabalhador.
“Quero com muita simplicidade conhecer o Sistema com vocês. Passei doze anos atuando como ministro. Primeiramente com presidente Lula e, mais recentemente, com a presidenta Dilma. Agora, para iniciar meu trabalho, preciso descobrir esse mundo que é o Sesi e o Senai”, disse.
Durante a reunião, o presidente do Conselho disse que o Sistema S pode ser um grande parceiro do governo em ações que contribuam para a melhoria das áreas de educação e saúde em todo o País. “Concentrarei esforços para conseguir parcerias junto ao governo que possibilitem que os programas desenvolvidos pelo Conselho Nacional do Sesi ganhem escala”, ressaltou.
O presidente Jamal apresentou a Carvalho o novo modelo de gestão do Sistema Fibra, que compreende a atuação integrada do Sesi e do Senai-DF. “A minha meta enquanto presidente desta Federação é ampliar, expandir vagas. Para tanto, estamos unindo as expertises do Sesi e do Senai-DF para melhor atender nosso público e capacitá-lo por completo”, exemplifica.
Jamal explica que o Sesi e o Senai-DF estão passando por reformulação das atividades. A unidade de Sobradinho foi a primeira a tornar-se integrada. Para tanto, a unidade passou por reforma física para que abrigasse, em um só lugar, a oferta dos Ensinos Fundamental e Médio, além de diversos cursos profissionalizantes do Senai.
“Um bom exemplo da integração é a proposta de articulação entre a educação básica desenvolvida pelo Sesi e a educação profissional desenvolvida pelo Senai, denominada Ebep. Nesta modalidade de ensino, os alunos do 2º ano do Ensino Médio passam o dia inteiro na unidade, recebendo a educação básica por meio do Sesi em um período e, no outro, formação profissional pelo Senai, tendo a possibilidade de inserção imediata no mercado de trabalho quando finalizado o Ensino Médio, porque já terá uma profissão”, explica o presidente.
Jamal ressaltou, orgulhosamente, que os alunos que passam todo o dia nas unidades do Sesi e do Senai-DF também têm à disposição uma alimentação balanceada e de qualidade, possível, somente, pelo trabalho da Central de Produção de Alimentos (CPA), unidade do Sesi localizada no Guará, com capacidade de produzir cerca de 20 mil refeições/dia.
ViraVida
Outro assunto abordado na reunião é o ViraVida. Trata-se de um programa de iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, iniciado em 2008, que oferecer oportunidades, por meio da capacitação profissional, a jovens e adolescentes que sofreram abuso ou exploração sexual, contribuindo para o enfrentamento do problema no país.
“O ViraVida é uma das atividades realizadas pelo Sesi que mais me comovem, porque estamos falando de resgate de vidas. É a reinserção na sociedade de pessoas que tiveram todos os seus direitos violados. Certamente, na minha gestão, o ViraVida será um marco, porque tem meu total apoio”, disse o presidente Jamal, na ocasião.
Carvalho ficou impressionado com a rede de colaboradores que o ViraVida possui no DF e, inclusive, ressaltou que enxerga a regional como referência de como o programa deve ser desenvolvido operacionalmente. “Meu objetivo é buscar parcerias públicas para ampliar a iniciativa do ViraVida no País. Esse programa tem que andar de braços dados com o governo. E o DF é um exemplo de como fazê-lo”, ressaltou.
O ViraVida é replicado no Sesi-DF desde 2009. No próximo dia 10, será formada mais uma turma do programa, desta vez, composta por 27 alunos. A solenidade será realizada no Senai Taguatinga, às 15h.
Suzana Leite
Assessora de Imprensa da Presidência do Sistema Fibra.