FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Distrito Federal será a quinta unidade da Federação a ter o Sistema de Inteligência de Negócios da Indústria (BI Sindical). A ferramenta é um conjunto metodológico e tecnológico, que gera para a Federação das Indústrias do DF (Fibra) e sindicatos filiados dados sobre o setor industrial para a formulação de estratégias e planejamento das entidades.
O banco de dados é alimentado com informações da Receita Federal, do Sistema Integrado de Gestão de Arrecadação (Siga), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES), com frequência média de 30 dias. Segundo o consultor da Confederação Nacional da Indústria(CNI) Fernando Henrique Queiroz, ela aumenta o nível de conhecimento do gestor sobre sindicato.
“Essa ferramenta transforma dados em informações. A tecnologia oferece aos seus gestores soluções precisas e confiáveis de apoio a decisões dos sindicatos e das federações”, explica Queiroz. Para ter acesso às informações, os presidentes de sindicatos terão que assinar um termo de uso da ferramenta, além de contribuir na alimentação das informações, que poderão ser acessadas de qualquer plataforma.
O diretor de Assuntos de desenvolvimento Sindical e Relação do Trabalho, Fernando Japiassu, comenta a importância do BI Sindical para que os sindicatos patronais conheçam bem sua base. “Antes, se os sindicatos quisessem fazer um levantamento do tipo, era necessário fazer um senso. Com esta ferramenta fica tudo mais fácil. Essa é uma ferramenta inovadora e traz bons resultados”, diz.
A ferramenta foi desenvolvida pelas áreas de arrecadação e relações de trabalho, com apoio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), por meio da qual as Federações sensibilizaram os presidentes de sindicatos e gestores sobre a importância do BI Sindical. Para conhecer e aprender a usar a ferramenta, os líderes sindicais participaram de uma palestra e os gestores receberam treinamento, ambas atividades ocorreram nesta terça-feira (14/04) no edifício-sede da Fibra.
“Trabalho com planilhas e muitos papeis. Para chegar a ter acesso aos dados fornecidos pelo BI Sindical, daria muito trabalho. Agora está tudo simplificado e as informações são consistentes. Essa era uma demanda antiga e veio em boa hora. Precisamos conhecer nossa base e isso é para ontem. Temos que lembrar que tempo é dinheiro”, afirma Daniella Batista, gestora do Sindigraf.
Até o fim deste ano, o BI Sindical será disponibilizado a todos os sindicatos patronais do País. Além do Distrito Federal, os estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Acre e Bahia já utilizam o serviço.