FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O superintendente do Sebrae-DF, Antônio Valdir Oliveira, participou nesta quarta-feira (29/04) da 363ª reunião da diretoria plena da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). Durante o encontro, Valdir conversou com o colegiado da Casa sobre a participação e importância do trabalho desenvolvido pelo Sebrae junto as Micro e Pequenas Empresas (MPE) e Micro Empreendedor Individuais (MEI) do DF.
O encontro reúne todos os membros da diretoria da Fibra para deliberar sobre assuntos de interesse do Sistema e sindicatos filiados. Na ocasião, Valdir reafirmou o interesse e o comprometimento do Sebrae em atuar em conjunto com o setor produtivo do DF, sobretudo investindo na capacitação das MPE’s e MEI’s. “Quando fortalecemos os pequenos empresários estamos fortalecendo o sistema como um todo”, destaca.
Valdir Oliveira colocou o escopo do Sebrae a disposição da diretoria e sindicatos filiados à Casa e ressaltou que para atender a necessidade de determinado setor a base de empresários precisa estar organizada e preparada, pois assim haverá impactos positivos no comportamento desse setor na economia do DF. “Entender o conjunto de atuação da base para saber o impacto em dois ou três anos e ver onde o setor quer chegar é melhor que fazer consultorias pontuais”, explica Valdir.
O atendimento realizado pelo Sebrae é baseado em quatro vertentes, sendo a primeira no levantamento de informações e estudos da empresa para a preparação do ambiente de assessoramento. A segunda baseia-se na capacitação do empreendedor e a terceira em oferecer consultoria sobre os negócios da empresa. A última etapa do processo é a promoção comercial da empresa.
Segundo levantamento realizado pelo Sebrae no quadriênio 2010/2014, o número de micro e pequenos empresários atendidos pelo Sebrae saltou de 34 mil em 2011 para mais de 50 mil no fim do ano passado. A crescente foi atribuída pelo superintendente do ao aumento de empreendedores individuais que buscaram atendimento e consultoria junto à entidade.
Outro dado apresentado ao colegiado da Fibra foi sobre a quantidade de atendimentos feitos aos MEI’s e MPE’s realizadas nos últimos quatro anos, que passou da marca de 163 mil. Ao todo, foram mais de 443 mil horas de consultorias e outros 218 mil empreendedores em salas de aula recebendo palestras, cursos, seminários ou workshops.
O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, agradeceu a presença da equipe do Sebrae em atender ao convite feito pela da Casa para falar sobre a experiência do Sebrae-DF com o empresários locais. “A cúpula do Sebrae-DF está nos prestigiando com um encontro proveitoso e personalizado. Obrigado por nos trazer todas essas informações importantes”.