FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O fraco desempenho da economia brasileira tem aumentado os custos de produção no setor industrial brasileiro. O resultado desta combinação, aliada à menor intenção de consumo por parte das famílias e ao enfraquecimento da demanda interna refletem na falta de confiança do empresário, que está em 41 pontos, segundo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal e afugentado investimentos.
Uma das alternativas que os empresários têm para driblar o cenário de baixo crescimento é a busca pelo mercado externo. Plano de Ação para Internacionalização da Indústria, projeto da Confederação Nacional da Indústria por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), com às Federações de Indústrias dos Estados, o Sebrae e a Apex, tem viabilizado consultoria especializada para empresários interessados na exportação.
Inicialmente o serviço é oferecido a empresários dos setores de alimentação e bebidas, moveis softwares e têxtil e vestuário, de todos os portes empresariais, para quem possam fazer negócios no exterior.
Para fazer a adesão ao Plano de Ação para Internacionalização da Indústria o empresário precisa contatar a Fibra e preencher um termo de adesão, montar um diagnóstico virtual da empresa, identificar o setor de atuação, pagar uma contribuição anual de R$ 500,00 e participar das atividades propostas pelo projeto.
Durante o lançamento do plano de atuação para empresas de alimentação e bebidas, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (08/05), a consultora da CNI Rose Estácio, ressaltou a importância de as empresas buscarem a cultura exportadora para fugir da crise, inovar, conseguir novas certificações, ganhar reconhecimento no mercado local e receber benefícios fiscais do governo.
“Vamos ajudar o empresário a se diversificar no mercado, aprimorando sua qualidade e diminuindo sua capacidade ociosa. Temos que mudar a mentalidade do empresário mostrando as vantagens da exportação. É preciso acompanhar todo o processo de inserção no mercado internacional”, comenta Rose Estácio.
Os empresários do Distrito Federal interessados em conhecer o Plano de Ação para internacionalização da Indústria e sanar dúvidas podem entrar em contato pelo telefone 3362-6122.
Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail: marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: (61) 3362-6139 / 9956-2447
Foto: Glaucya Braga