FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A convite da presidência da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) empresários, lideranças sindicais e empregados do Sistema participaram, na noite desta segunda-feira (25/05), da palestra “Impactos dos Acidentes de Trabalho e Afastamentos Previdenciários da Indústria”. O evento, organizado pelo Sesi-DF, teve Gustavo Nicolai, consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), como palestrante.
O diretor-secretário da Federação, Paulo Eduardo Montenegro de Ávila e Silva, chamou a atenção, em seu discurso de abertura do evento, para a relevância do tema. Segundo ele, o assunto é de interesse da Casa e deve ser debatido dentro dela. “São muitas as situações que dificultam o dia a dia das empresas no DF. Por isso, temos discutido estratégias e proposto planejamentos estratégicos a sindicatos e empresas”, disse.
A palestra abordou uma série de questões que tem impossibilitado a competitividade do setor produtivo, que vive um período conturbando no plano local e nacional. Entre os principais desafios estão os passivos trabalhistas, as complexas Normas Regulamentadoras e as questões envolvendo a saúde do trabalhador da indústria, que segundo Gustavo Nicolai, é uma realidade caótica.
“O Brasil tem uma rede de Tribunais Superiores dedicada a assuntos do trabalho. Isso judicializa os processos trabalhistas e deixa a indústria refém do trabalhador. Temos uma cultura voltada a benefícios sociais, como é o caso do seguro-desemprego em que o empregado trabalha um período já pensando em ficar outro período afastado apenas recebendo o benefício, não que eles não sejam importantes”, comentou o consultor.
Nicolai ressalta também o desafio que as empresas têm em zelar pela segurança do empregado dentro da empresa. “Empresas que registram mais acidentes de trabalho têm uma apólice de plano de saúde mais onerosa. É difícil mensurar o custo da redução de acidentes”, afirma. Durante o encontro, o diretor de Assuntos de desenvolvimento Sindical e Relação do Trabalho, Fernando Antônio Bezerra Japiassu, ressaltou que as empresas precisam ter conhecimento na área e enfrentar os desafios dela.
Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefone: 3362-6127
Foto: Glaucya Braga