Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

pacote de obras governador glaucya braga fibraUm conjunto de mais de 50 obras de restauração de centros culturais, implantação de redes de drenagem pluvial, construção de creches, instalação de aterros sanitários e outros projetos foram apresentados, nesta quinta-feira (16/7), pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg. O anúncio foi feito durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na residência oficial de Águas Claras.

O investimento nas obras ultrapassa a marca de R$ 5 bilhões e irá abranger construções novas e em andamento. Além da população do Distrito Federal, o setor produtivo local deverá se beneficiar diretamente do conjunto apresentado pelo governo. O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, membro do conselho, recebeu com entusiasmo o anúncio.

De acordo com Bittar, esta era uma demanda recorrente do setor produtivo e importante para que o DF afaste qualquer sinal de enfraquecimento da economia local. “Com investimentos deste porte teremos uma movimentação positiva em nossa cadeia produtiva. O governo acaba por criar uma demanda de capital financeiro, humano e consequentemente tributário”, ressalta.

As obras de infraestrutura em condomínios como o Sol Nascente e a região de Vicente Pires, e de mobilidade urbana, como a construção de uma nova Ponte do Bragueto, do túnel rodoviário de Taguatinga e do viaduto ligando Sudoeste e Parque da Cidade são algumas das mais importantes segundo avaliação do governador. “As obras são importantes no seu conjunto e vão beneficiar uma parcela significativa da população”, disse Rollemberg.

Luiz Carlos Botelho, presidente do Sindicato da Construção Civil do DF (Sinduscom-DF), afirmou que o anúncio das obras foi a melhor notícia que o setor teve no ano de 2015 e classificou a atitude do governo como um ato de coragem. “Investimentos programados melhoram a vida da população e gera outras faixas de impostos para o governo, o que cria novas opções de receitas para driblar os problemas econômicos que o país enfrenta”, diz.

Desburocratização

O governo local anunciou o envio à Câmara Legislativa de um projeto de Lei para simplificar o licenciamento de atividades econômicas de baixo impacto ambiental e outro com a simplificação do Código de Obras. Ambos os casos são acompanhados de perto pela equipe técnica da Federação. “As muitas burocratizações que são impostas aos empresário muitas vezes o desestimula em investir na capital. Isso precisa ser resolvido com urgência”, aponta o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.

Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *