Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
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inseri glaucya braga fibraO aumento da competitividade, o estimulo da criatividade e a inovação são algumas da metas propostas pelo projeto “Inseri Pequenos Negócios” para que os empresários locais consigam diversificação de mercados por meio da exportação. O programa incentiva a internacionalização de Microempreendedores Individuais, microempresas e empresas de pequeno porte do DF. O primeiro encontro do projeto ocorreu, nesta terça-feira (21/7), na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

Os empresários de setores têxtil e calçados; móveis; software; máquinas e equipamentos; e alimentos e bebidas que não participaram do encontro, mas que têm vontade de exportar, ainda pode aderir ao projeto. Empresários filiados aos sindicatos filiados à Fibra não pagam pela consultoria. Os demais empresários do setor precisam investir, apenas, R$ 500 por ano.

A participação fica condicionada à assinatura de um termo de adesão e diagnóstico, a presença nas capacitações e etapas de inteligência comercial, além das atividades propostas. Neste primeiro encontro, os empresários receberam capacitações sobre planejamento estratégico da exportação com o consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Marcos Assis.

Em sua apresentação, Assis ressaltou a importância dos empresários estarem dispostos a enfrentar os processos burocráticos que envolvem a exportação. “Planejamento é a espinha dorsal de qualquer empresa que deseja exportar. As pessoas precisam entender que é burocrático, mas que não é impossível de ser superado”, explica.

O consultor pontua também que é a partir de um planejamento sólido e consistente que as empresas conseguem sustentabilidade para se firmar no mercado exterior, pois, segundo ele, não basta se inserir, é preciso se manter no mercado externo. “O mercado é dinâmico. Para exportar, você tem que estar preparado para as adversidades. Não se pode exportar por modismo”, completa.

A empresária Taiana Miotto está há 7 meses no mercado de vestuário e trabalha na estruturação de um planejamento estratégico para se posicionar no mercado internacional e se consolidar no mercado interno. “Exportar agrega valor a uma marca, além de uma série de outros benefícios que você tem com este processo que precisa ser bem estruturado”, comenta.

Para Nathália Furlan, agente de comércio exterior das indústrias Rossi, o Inseri Pequenos Negócios é uma oportunidade de capacitação, atualização e de fazer contatos que, na opinião dela, é uma demanda do mercado e uma necessidade para quem quer fazer novos negócios. “Nós exportamos há algum tempo e o mercado nos demanda estar atento às novidades, participar de feiras e fazer sempre novos contatos”, conclui.

O evento é uma parceria entre a CNI e o Sebrae Nacional, com apoio da Federação, por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN). O próximo encontro do grupo será na sexta-feira, 7 de agosto. Os empresários que se enquadrem nas regras do Inseri Pequenos Negócios podem se inscrever no projeto por meio do e-mail:cin@sistemafibra.org.brou pelo telefone: (61) 3362-6122.

Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga

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