FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Brasil sediará, de 12 a 15 de agosto, a 43ª WorldSkills Competition – maior competição de educação profissional do mundo. Esta é a primeira vez que um país da América Latina recebe uma edição do evento. O torneio será realizado no Anhembi Parque, em São Paulo, e reunirá 1,2 mil jovens competidores de 62 países, que disputarão o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações técnicas da indústria e do setor de serviços. A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) levará comitiva com representantes do Executivo e do Legislativo local, além de empresários do segmento industrial do DF, para conferir, in loco, as oportunidades de qualificação técnica que o Senai tem a oferecer a Brasília.
“Na WorldSkills, os integrantes da comitiva poderão conferir o talento e a qualificação técnica de padrão internacional adquirida pelos estudantes brasileiros nas salas de aula do Senai em todo o País. Estou certo de que a retomada do crescimento econômico do DF está intrinsicamente ligado às oportunidades de educação profissional oferecidas à população”, enfatiza o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.
Cinquenta e seis jovens profissionais, com menos de 22 anos de idade, representarão o Brasil na 43ª WorldSkills. A equipe brasileira é formada por 50 alunos formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Essa é a maior delegação já reunida pelo País para a competição internacional. A seleção dos brasileiros para a competição mundial começa nas escolas de formação profissional. Os melhores alunos são convidados a participar da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento.
Nas provas, os competidores executam tarefas do dia a dia do trabalho nas empresas. Por exemplo, os jovens que competem na ocupação de mecatrônica, precisam desenvolver um sistema automatizado para um processo industrial, como a colocação de tampas em garrafas de bebidas. Os competidores da ocupação de tornearia CNC são desafiados a produzir peças e componentes metálicos utilizando o computador. Os de marcenaria devem fazer móveis e, os de panificação, diversos tipos de pães. Vencem aqueles que fazem a prova dentro dos prazos e dos padrões internacionais de qualidade. Os ganhadores das medalhas de ouro, prata e bronze serão anunciados na cerimônia de encerramento, marcada para 16 de agosto, no Ginásio Ibirapuera.
O competidor do DF
Wilker Grassioti é o único brasiliense na delegação que representará o País na WorldSkills. O jovem de 20 anos disputa na ocupação Mecânica de Refrigeração e Ar-Condicionado. Para alcançar este certame, Wilker vem treinando ininterruptamente desde 2013, nas instalações do Senai-DF. O aluno participou da última Olimpíada do Conhecimento, realizada no ano passado em Belo Horizonte (MG) – etapa nacional, promovida a cada dois anos pelo Senai, que garimpa os melhores do país para participar da WorldSkills. Na oportunidade, o DF levou 27 competidores, em 22 ocupações profissionais, dos quais somente Wilker permanece na disputa por uma vaga na tão sonhada etapa internacional.
O sobrenome ‘Grassioti’
Wilker carrega consigo o sobrenome Grassioti, já marcado na história do Senai-DF. Willian Grassioti, irmão mais velho de Wilker, é responsável pelo maior feito de um aluno do Departamento Regional do Distrito Federal do Senai em um processo Olímpico. Ele não só foi medalhista de ouro na Olimpíada do Conhecimento de 2010, realizada no Rio de Janeiro, como, em 2011, subiu ao degrau mais alto do pódio, em solo inglês, consagrando-se o melhor profissional técnico do mundo em Mecânica de Refrigeração, na WorldSkills promovida em Londres.
O Brasil na Competição
A cada edição da WorldSkills, o Brasil participa com um número maior de competidores e melhora sua classificação no quadro de medalhas. Em 16 participações, o país já acumulou 68 medalhas e 111 certificados de excelência. O destaque vai para os anos de 2007 e 2011, em que o Brasil conquistou o 2º lugar.
Desde 1983, os alunos do Senai integram o time brasileiro na WorldSkills. A partir de 2009, os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também passaram a participar. Naquele ano, o Brasil ficou em terceiro lugar.
O Senai
O Senai é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Mantém cursos voltados a 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica e, desde que foi criado, em 1942, formou 65 milhões de trabalhadores. Atualmente, tem 518 unidades fixas e 504 unidades móveis em 2,7 mil municípios. O Senai também mantém uma rede de institutos de inovação e tecnologia que presta serviços laboratoriais e de desenvolvimento de produtos e processos para a indústria.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail: suzana.leite@sistemafibra.org.br
Foto: Cristiano Costa
Telefones: (61) 3362-6139 / 9956-2447
Com informações da CNI