Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

nucleo de inovacao glaucya braga cniGianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), participou, nesta quinta-feira (3/9), da 5ª reunião do Núcleo de Inovação do Distrito Federal. No encontro, Gianna oficializou grupo como o comitê piloto em inovação. As atividades realizadas no DF serão espelhos a serem replicadas em outras unidades da Federação.

A iniciativa trará uma série de benefícios às empresas do DF como novas parcerias, consultorias e busca por fomentos. Essas ferramentas são alguns dos pleitos do Núcleo de Inovação e são demandas das entidades colegiadas, que trabalham pelo incentivo à propagação da cultura de inovação nas indústrias locais, que é um dos principais propósitos do Núcleo, que atende a uma demanda da MEI.

O convite da CNI foi feito ao presidente do núcleo e diretor de Assuntos de Desenvolvimento Tecnológicos da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Graciomário de Queiroz, que aceitou prontamente o desafio. “Vamos sair da inércia que nos encontramos e acabar com o chavão de que Brasília não tem perfil para o desenvolvimento industrial. Com isso, os empresários vão reconhecer e acreditar nas empresas do DF”, comenta Graciomário.

O MEI é composto por lideranças empresariais que operam no Brasil e é o responsável por formular propostas de políticas públicas de inovação, como o financiamento de projetos, marcos regulatórios e desenvolvimento de estudos e metodologias para que as empresas invistam em inovação. “O núcleo fortalece o movimento em prol da inovação e vai contribuir para que as empresas do DF participem mais ativamente da mobilização empresarial pela inovação empresarial”, comenta Gianna.

A coordenadora executiva da MEI explica também que a inovação é fundamental para que as empresas se tornem mais competitivas e produtivas dentro de uma cenário de crise, além de descobrir novos mercados. “É fundamental que os empresários tomem decisões de inovar e percebam que isso fortalece seus recursos e amplia seu mercado. Mas vale ressaltar que inovação implica em risco e os empresários precisam entender que esse é um processo em que os resultados vêm em longo prazo”, completa Gianna Sagazio.

Núcleo de Inovação do Distrito Federal

O grupo foi implementado em maio e discute com representantes de classe (empresários, governo e acadêmicos) caminhos inovadores que podem ajudar as empresas do DF a se desenvolver e superar as dificuldades causadas pelo atual cenário econômico. “Estamos unidos em prol de uma agenda positiva, com o intuito de criar maneiras de fortalecer a indústria local”, comenta Jarbas, coordenador do grupo. Mais informações em: 3362-6062. 

Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *