FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Foi lançada nessa terça-feira, 30 de março, a publicação Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos do Distrito Federal 2021. O documento foi produzido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apresentado em encontro virtual dedicado ao tema. A Federação das Indústrias do DF (Fibra) foi uma das parceiras da iniciativa.
Dividido em cinco eixos, o estudo busca apresentar um panorama da economia local e identificar os potenciais a partir de uma análise das exportações de bens e serviços e do perfil dos investimentos estrangeiros diretos na região. A apresentação dos dados foi feita pelo gerente de Inteligência de Mercado da Apex-Brasil, Igor Celeste.
Um dos pontos destacados foi a identificação de 101 oportunidades de exportação para a capital do País, distribuídas em cinco destinos: China, Estados Unidos, Japão, Paraguai e Portugal. Por categoria, Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos apareceram no topo, com 38,6% das oportunidades. Em seguida, estão Alimentos e Bebidas, com 22,8%, Produtos Agropecuários, com 14,9%, e Madeira, Móveis e Outras Manufaturas, com 6,9%.
“Para desenvolvermos chegar a esses dados, aplicamos uma metodologia com mais de 50 mil linhas de cálculos estatísticos para analisar e calcular diferentes bases de comércio exterior, comparando as exportações brasileiras com a demanda do mercado internacional e a característica e o comportamento dos competidores dos diferentes países”, explicou Celeste.
Os outros 16,8% de mercado que podem ser explorados estão divididos entre as categorias de Metalurgia e Produtos de Metal (exceto Máquinas e Equipamentos); Indústria Extrativa Mineral; Produtos Minerais Não Metálicos; Produtos Químicos; Celulose, Papel e Impressão e Petróleo e Derivados, Coque, Gás Natural, Biocombustíveis e Eletricidade.
Para o 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, que participou da divulgação do estudo, informações desse tipo são úteis na formulação de estratégias para as indústrias. “Empresas em processo de internacionalização conseguem adquirir muito mais conhecimento e desenvolver novos produtos, ficando mais competitivas até no mercado interno”, disse, ao agradecer a Apex-Brasil pela produção do conteúdo.
Verano também destacou o suporte da Fibra às empresas com o Centro Internacional de Negócios (CIN-DF). Além de apoiar a participação em missões empresariais, com os objetivos de aumentar a competitividade da indústria local e o crescimento no mercado, o Centro promove periodicamente ações de capacitação e tem autorização para emitir documentos importantes para as relações de empresas brasilienses com outros países, como o ATA Carnet e o Certificado de Origem Digital (COD). Também fazem parte dos serviços a análise do cenário, das oportunidades e dos riscos e a elaboração de estudos personalizados. A Fibra coordena ainda o comitê gestor local do Plano Nacional da Cultura, do qual a Apex-Brasil também faz parte.
Leia a íntegra do Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos do Distrito Federal 2021.
Foto: Bruno Frauzino/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra