FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Empresários industriais interessados em aumentar a produtividade de seus negócios, otimizar processos produtivos e se preparar para o futuro do mercado estão convidados para a apresentação das ações do programa Brasil Mais Produtivo no Distrito Federal.
O evento ocorrerá em 9 de maio, às 18 horas, no edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA, Trecho 3, Lote 225). É preciso se inscrever pelo site bit.ly/brasilmaisprodutivodf, uma vez que o evento está sujeito a lotação.
A nova fase do Brasil Mais Produtivo foi lançada nacionalmente pelo governo federal em novembro de 2023 — o programa foi criado em 2016. São ofertadas gratuitamente soluções, capacitações e consultorias com o objetivo de melhorar a competitividade das indústrias brasileiras.
Para a superintendente do Sebrae no DF, Rose Rainha, o principal objetivo do programa é desmistificar a crença de que o acesso a novas tecnologias e a inclusão digital são inviáveis a pequenas e microempresas. “Com a parceria com o Senai, a ABDI, o governo e outras entidades, podemos promover a transformação digital que possibilitará às nossas empresas a otimização de processos e ganhos de produtividade, que assegurem não só as próprias sobrevivências em mercados cada vez mais competitivos, como promovam o desenvolvimento econômico e social de nosso DF”, afirma.
As ações estão divididas em quatro modalidades de atendimento:
- Plataforma de Produtividade: porta de entrada para as empresas participarem do programa. Na plataforma, elas terão acesso a conteúdos e ferramentas relacionados à produtividade e à digitalização.
- Diagnóstico e melhoria de gestão: inovação e aperfeiçoamento da gestão com a metodologia ALI (Agente Local de Inovação), do Sebrae.
- Otimização de processos industriais: consultorias e aperfeiçoamento profissional em manufatura enxuta e eficiência energética.
- Transformação digital: aplicação de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias que acelerem a adoção de tecnologias 4.0. Haverá ainda consultoria para um plano de transformação digital, além de acesso a descontos em cursos de pós-graduação.
As empresas que já desejarem se cadastrar no Brasil Mais Produtivo devem acessar o site brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br. O programa está alinhado às diretrizes da nova política industrial brasileira, lançada pelo governo federal em janeiro, que tem como uma das missões a transformação digital da indústria para ampliar a produtividade.
“O setor industrial vive um momento bastante positivo. Temos uma política industrial clara estabelecida no Nova Indústria Brasil, que trabalha o desenvolvimento da indústria em diversas frentes”, afirma o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar. “O Brasil Mais Produtivo é um programa fundamental para a atual política industrial brasileira, porque trabalha ações que influenciam diretamente na produtividade do setor e que vão tornar a indústria mais competitiva, mais preparada para atuar nos mercados nacionais e global”.
O que é o Brasil Mais Produtivo
O Brasil Mais Produtivo, programa que promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras, é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e aos executores do programa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para a oferta de soluções que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade, aumento de eficiência energética até a transformação digital das indústrias.
O programa destina R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027. A Plataforma de Produtividade, em operação desde 31 de janeiro, serve como porta de entrada para as empresas participarem do programa. Além disso, elas terão acesso aos conteúdos complementares relacionados a produtividade e digitalização. No programa, Senai e Sebrae atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e da produção, por meio de metodologias mais adequadas para as empresas atendidas.