Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

torneioderoboticajamalglaucyabragafibraNeste fim de semana, Brasília será a capital nacional da robótica e inovação tecnológica. A cidade irá receber mais de 600 estudantes, de todo o país, com idade entre 9 e 16 anos, para o “Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League”, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A entrada é gratuita.

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, fez a abertura do evento, nesta sexta-feira (13/03). O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, o superintendente nacional do Sesi e diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, e o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Gilberto Carvalho, marcaram presença na cerimônia.

Em seu discurso, Jamal elogiou a energia e entusiasmo dos estudantes que irão participar do torneio, além de ressaltar que nas mãos deles está o futuro do setor produtivo brasileiro. “Aguçar a criatividade e sensibilizar os jovens estudantes quanto à importância da inovação são determinantes para o crescimento do País. É por meio destas qualidades que estes futuros profissionais serão capazes de propor novas soluções a problemas diversos e, também, novos produtos. Enxergo, aqui, o futuro do País. Um Brasil mais desenvolvido e, claro, mais competitivo”, disse o presidente da Fibra.

Lucchesi completou as palavras do presidente da Fibra e lembrou que os projetos apresentados pelas equipes podem mudar os rumos da educação no Brasil. “O futuro do país vai depender de vocês, que têm a missão de encontrar respostas para melhorar o sistema de educação brasileiro”, comentou.  O diretor-geral do Senai se referiu a esta temporada, denominada FLL WORLD CLASS, que desafia os competidores a desenvolver propostas para a aprendizagem no futuro e a fazer com que a busca pelo conhecimento seja mais instigante e criativa.

Na oportunidade, Rollemberg deu boas vindas aos participantes e os convidou a conhecer a capital do país. Fico muito feliz na condição de governador do DF em receber um evento como este, com toda esta energia, criatividade e inovação. “Isso é o que precisamos para construir um novo Brasil e para construir uma nova Brasília”, comentou.

“Quero sugerir a vocês que estão visitando a cidade pela primeira vez que deem uma escapadinha para conhecer Brasília, que é linda, acolhedora, que é patrimônio cultural da humanidade, e que nasceu para se vanguarda de um novo modelo de desenvolvimento para este País”, completa.

Esta etapa do torneio de robótica irá carimbar o passaporte das cinco equipes melhor posicionadas no torneio internacional, que será realizado na Austrália, África do Sul e nos Estados Unidos. Esta é a 11ª edição do torneio no Brasil – Brasília participou das duas últimas -, sendo a 17ª no mundo.

Ao todo, 80 países participam do torneio, que é organizado pelo grupo dinamarquês Lego em parceria com a empresa americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) há 17 anos.

DF conta com duas equipes representantes

As equipes “Lego of Olympus” e “Lego Field”, ambas do Sesi Gama, são as representantes do DF no Torneio de Robótica. A primeira desenvolveu uma caixa de materiais pedagógicos voltados ao aprendizado da Matemática para deficientes visuais. A segunda desenvolveu um website chamado Touch Class, voltado para a escolas rurais.

A elaboração destes projetos de pesquisas faz parte de um dos itens de avaliação do torneio, que é somado ao designer do robô, que avalia o desenvolvimento e programação dos robôs, e, também, à chamada “core values”, que analisa se há uma competição amigável e saudável entre os participantes do torneio e os embates nas mesas de desafio, que é quando os robôs são colocados a prova.

torneioderoboticaglaucyabragafibra

 

Desde 2012, o Sesi-DF está inserido no mundo da Robótica. Tendo a primeira participação em 2013, em um campeonato regional em Goiânia, quando a equipe do Sesi-DF conquistou o 1º lugar. Segundo relato dos professores da Casa, os ganhos educacionais para os alunos do Sesi-DF são o desenvolvimento do senso de responsabilidade, alunos mais motivados e mais aplicados, comprometimento com os estudos, etc.

O estudante e competidor da equipe “Lego of Olympus” Paulo Sérgio Menezes Campos, 16 anos, conta que o torneio auxilia no aprendizado de muitas disciplinas, como Química, Física, Matemática e Informática, além de ajudar no desenvolvimento de valores, como a amizade e o respeito. “O aprendizado vai além da robótica. Compartilhamos muitas coisas boas, sobretudo a amizade”, enfatiza.

No Sesi Gama, as duas equipes treinaram juntas, apesar de terem propostas diferentes. A estudante e também competidora pela equipe “Lego Field”, Hanna Nadine Soares, 15 anos, afirma que esta é a maneira mais divertida de se aprender e a fazer o que é bom para ajudar os outros, principalmente os alunos de áreas carentes. “Conhecer novas pessoas e trocar experiências é gratificante”, conclui.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: suzana.leite@sistemafibra.org.br
Foto: Glaucya Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *