Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Integrantes da Rede Sindical da Indústria de todo o Brasil participaram na quarta-feira (25) do 3º Diálogo da Rede Sindical da Indústria, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com as federações. O principal tema da videoconferência foi a sustentabilidade sindical.

A Rede Sindical da Indústria foi criada em 2015 para intensificar o alinhamento, a mobilização em temas de interesse comum e a troca de informações entre os sindicatos, as federações e a CNI. A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) reuniu líderes e representantes dos dez sindicatos filiados para participar do encontro virtual, além de diretores e técnicos da própria federação. Foram 30 participantes do DF.

O objetivo do Diálogo da Rede Sindical da Indústria é promover o alinhamento técnico entre as entidades acerca dos caminhos prioritários para ampliar a atuação nas indústrias representadas. O evento é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). As duas edições anteriores ocorreram no ano passado.

O diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, explicou que a proposta é oferecer soluções para o futuro diante das mudanças que afetam a indústria. “O momento é de harmonizar e homogeneizar as informações que vão culminar no crescimento dos setores”, disse, em referência à modernização da legislação trabalhista (Lei nº 13.467/2017).

Para o diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, Fernando Japiassu, o encontro foi uma oportunidade de estudar e de aprimorar as melhores formas para a saúde financeira dos sindicatos. “O Sistema Indústria necessita que boas práticas sejam adotadas pelo maior número de instituições.”

fibra 3 dialogo da rede sindical da industria

A gerente-executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, destacou a necessidade de as federações e os sindicatos desenvolverem estratégias em conjunto e atuarem de forma sistêmica. “Com isso, nos tornamos mais eficientes, representativos e sustentáveis”, afirmou. A executiva também listou quatro pilares para o fortalecimento dos sindicatos: representação e defesa de interesses, serviços do Sistema Indústria para as empresas e novas parcerias, otimização da base sindical e diversificação de receitas.

Incentivo

Durante a videoconferência, Camilla Cavalcanti reiterou que, até 4 de maio, estão abertas as inscrições para o 1º Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais. A iniciativa busca identificar, valorizar e divulgar ações que contribuam para a sustentabilidade dos sindicatos empresariais da indústria.

O tema, assim como no 3º Diálogo, é sustentabilidade sindical. São cinco eixos: comunicação e relacionamento, defesa de interesses, negociação coletiva, prestação de serviços e gestão interna. A boa prática deve estar vigente ou ter sido executada nos últimos dois anos.

A avaliação do prêmio se dará em duas etapas: a primeira seleção será feita pela respectiva federação; a segunda, pela CNI.

Podem se candidatar todos os sindicatos empresariais regularmente filiados às federações de indústrias. É necessário entrar em contato com a Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, pelo telefone (61) 3362-6115 ou pelo e-mail assessoriasindical@sistemafibra.org.br para se inscrever.

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *