FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Govtechs e o futuro da administração pública foram o tema do 2º Diálogo Biotic, realizado na terça-feira (25) pela Biotic S.A., empresa subsidiária da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) responsável pela administração e pela estruturação do Parque Tecnológico de Brasília.
Especialistas em tecnologia, gestores públicos, acadêmicos e empresários se reuniram na sede do parque tecnológico para discutir soluções e buscar oportunidades de melhoria de serviços para a administração pública. O encontro teve o apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), que, ao lado do governo e de empresas públicas, integra o Comitê Gestor do Biotic. O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, e o diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais, Walid Sariedine, representaram a Federação.
Para Queiroz, os gestores devem achar formas de conciliar as evoluções tecnológicas e as limitações humanas: “A tecnologia evolui em um ritmo infinitamente maior que as pessoas. É preciso aproveitar as soluções e ideias principalmente em questões relevantes, como a burocracia, um dos principais desafios enfrentados hoje no Brasil”.
Em formato de arena, o 2º Diálogo Biotic foi dividido em duas etapas. A primeira contou com palestras sobre o papel do governo nas políticas para a transformação digital, tecnologia da informação e comunicação e internet das coisas no contexto da gestão das cidades inteligentes, inteligência artificial no Poder Judiciário e oportunidades de inovação para governos e para o setor público no Brasil e na América Latina. No segundo momento, os temas foram inteligência artificial aplicada a serviços governamentais, dados abertos para a transformação social, marco legal da inovação e os aspectos jurídicos da open innovation (inovação aberta).
O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, destacou a importância de discutir as transformações digitais. “A tecnologia mudou a organização e a gestão das instituições. Precisamos de relações mais transversais para fazer frente aos desafios do dia a dia”, afirmou. O Núcleo de Inovação Tecnológica da Embrapa fica no Parque Tecnológico de Brasília.
De acordo com o presidente da Biotic S.A., Mário Henrique Lima, o formato do diálogo permite que os participantes troquem experiências e reconheçam pontos em comum por meio da inovação tecnológica. “Nosso objetivo é conduzir os debates e contribuir para a busca de soluções e de oportunidades de negócios para empresas e investidores.”
O 1º Diálogo Biotic foi realizado em maio de 2017. As duas próximas edições já estão marcadas. Em novembro, os debates serão sobre ambientes para a inovação tecnológica. Em janeiro de 2019, a discussão tratará de investimentos privados versus interesse público.
Texto: Aline Porcina
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra