Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
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1º Diálogo Comercial DF ChileA Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) deu início nesta quinta-feira, 1º de outubro, à série Diálogos Comerciais com a América do Sul. A ideia é aproximar empresários locais e representantes de países sul-americanos para promover o intercâmbio de informações e identificar possíveis oportunidades de negócios.

O encontro desta tarde, com foco no Chile, foi aberto pelo 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, que destacou a representatividade do DF. “Somos a oitava maior economia do Brasil, temos um PIB [Produto Interno Bruto] industrial de R$ 9 bilhões e uma renda per capita que é a maior do País. Isso demonstra o potencial que o DF tem no contexto nacional de crescimento.”

Durante o diálogo, de cerca de duas horas, o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt Ariztía, pontuou que a pandemia vivida atualmente pede novo olhar diante dos negócios. “A covid chegou no mundo todo e está exigindo uma reinvenção total da abordagem de nossos negócios. Reinventar-se vai significar, de um ponto de vista das políticas públicas, mais investimento produtivo e mais investimento social.”

Ao falar sobre o que o país tem a oferecer aos empresários, Ariztía apresentou oportunidades de investimento nas áreas de infraestrutura, energia verde, mineração, indústria alimentícia e serviços digitais, em uma carteira de projetos que vai até 2024.

Dados de 2019 apresentados no encontro por representantes do ProChile — instituição do Ministério das Relações Exteriores chileno — apontam que o país vizinho tem 18,4 milhões de habitantes e PIB de 300 bilhões de dólares. “O Brasil é mercado importante para o Chile. É nosso principal sócio comercial na América Latina e o quarto sócio comercial a nível mundial. Já o Chile ocupa o segundo lugar nos destinos das exportações [brasileiras] na América Latina, depois da Argentina, e o sexto destino a nível mundial”, explicou a diretora comercial do Chile no Brasil, Maria Julia Riquelme.

Representando a Embaixada do Brasil no Chile, o chefe do Setor de Promoção Comercial, João Leite, falou sobre a perspectiva brasileira da relação comercial entre os dois países e apresentou serviços disponíveis para empresários brasileiros interessados no mercado chileno, como o portal Invest & Export Brasil – Guia de Comércio Exterior e Investimento.

Também participaram do encontro o diretor-secretário da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva, a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), Viviane Brunelly, e a representante comercial do Chile em Minas Gerais, Fernanda Franco. As datas dos próximos diálogos da série serão divulgadas posteriormente.

Como o CIN-DF pode ajudar na internacionalização

O CIN-DF dá suporte para uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. Além de apoiar a participação em missões empresariais, com os objetivos de aumentar a competitividade da indústria local e o crescimento no mercado, o centro promove periodicamente ações de capacitação e tem autorização para emitir documentos importantes para as relações de empresas brasilienses com outros países, como o ATA Carnet e o Certificado de Origem Digital (COD). Também fazem parte dos serviços a análise do cenário, das oportunidades e dos riscos e a elaboração de estudos personalizados.

Para saber mais, entre em contato com o CIN-DF pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.

Texto: Samira Pádua
Assessoria de Comunicação da Fibra

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