FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) realizou nessa quarta-feira, 25 de novembro, o segundo encontro da série Diálogos Comerciais com a América do Sul. Dessa vez, o bate-papo teve como foco o mercado colombiano e teve a participação de representantes do Brasil e do país vizinho. O primeiro encontro ocorreu em 1º de outubro, com representantes chilenos.
“Com esses encontros, fazemos a intermediação junto às embaixadas, de forma a facilitar a exportação ou a importação e dialogar sobre interesses comuns que esses países têm com o DF”, disse o 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, ao abrir a reunião, acompanhado da gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF), Viviane Brunelly.
A Colômbia foi representada pelo embaixador do país no Brasil, Darío Alonso. “O encontro tem o objetivo de construir vínculos estreitos e buscar bons negócios para nossos países, em particular, para que empresas brasileiras do Distrito Federal conheçam e se interessem pela Colômbia”, destacou Alonso, ao afirmar que as portas da embaixada estão abertas aos empresários brasilienses.
As oportunidades no país foram apresentadas pela representante do Setor de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na Colômbia Mayara Nascimento Santos e pelo cônsul comercial Nicolás Casasfranco, que representou a ProColombia — entidade encarregada de promover exportações, turismo e investimentos do país pelo mundo. “Na Colômbia, temos um mercado interessante para as empresas brasileiras. Além de termos localização estratégica, são 114 zonas francas distribuídas em todo o nosso território”, exemplificou Casasfranco. O DF é a 8ª maior economia do Brasil e tem a maior renda per capita anual do País. O Produto Interno Bruto (PIB) industrial é de R$ 9,5 bilhões.
Como o CIN-DF pode ajudar na internacionalização
O CIN-DF dá suporte para uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. Além de apoiar a participação em missões empresariais, com os objetivos de aumentar a competitividade da indústria local e o crescimento no mercado, o Centro promove periodicamente ações de capacitação e tem autorização para emitir documentos importantes para as relações de empresas brasilienses com outros países, como o ATA Carnet e o Certificado de Origem Digital (COD). Também fazem parte dos serviços a análise do cenário, das oportunidades e dos riscos e a elaboração de estudos personalizados.
Para saber mais, entre em contato com o CIN-DF pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.