FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mercado atual, desafios do empreendedorismo, novas tecnologias e modelos de negócios inovadores foram alguns dos assuntos abordados na primeira palestra da série Diálogos Industriais Virtuais, que teve como tema Futuro dos Negócios: Como Transformar Incertezas em Oportunidades de Crescimento. O encontro online ocorreu nessa quinta-feira, 13 de maio.
A ação faz parte das iniciativas da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) pelo Mês da Indústria.
“A pandemia da covid-19, que já dura mais de um ano, está desafiando as estruturas tradicionais de negócios. Os novos modelos empresariais contribuem para uma reflexão sobre o futuro das empresas e até das nações. Tecnologias emergentes combinadas com inovação estão impactando na redução de custos, na melhoria dos resultados e na preservação do meio ambiente”, disse o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomario de Queiróz, na abertura do evento.
O especialista em inovação digital e design de negócios Marcelo Minutti foi o palestrante. “É preciso estar atento as mudanças, aos cenários e as transformações do mercado. Explorar esses pontos é fundamental para estar à frente do concorrente, em ideias e em atitudes.”
Nesse sentido, o professor e pesquisador falou sobre o ciclo de ruptura, que é a ressignificação de valor de determinado bem ou serviço. A dissonância, a indefinição, o amadurecimento sobre incertezas, o estudo de mercado e a produção, o crescimento e a estabilização são fases desse processo. “É necessário identificar, avaliar, e aplicar novas tecnologias, pois mesmo que o setor ou os produtos sejam parecidos cada um tem sua singularidade e é isso que envolve o público. Além, é claro, de desenvolver novas competências técnicas, melhorar o desempenho e buscar inovação”, afirmou.
Foi apresentado o caminho para inovação em seis aspectos: capacidade empática como diferencial; entrega de qualidade com agilidade; multidisciplinaridade; equilíbrio em inovar; organização e usar a tecnologia como aliada.
Minutti também compartilhou suas experiências como empreendedor. “A aspiração de toda iniciativa é algum dia alcançar as virtudes do desempenho: ser bem-sucedida, estável e lucrativa. O maior dilema é pensar em fazer isso muito bem hoje ou gastar esforços pensando no futuro. É um conflito contaste e inevitável, a questão é manter o equilíbrio. Não se desesperar e nem fraquejar com as dificuldades.”
A palestra durou duas horas e foi aberta para interação com os participantes para esclarecimento de dúvidas.
Diálogos
A realização dos diálogos é da Federação, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo da série de encontros é debater as dificuldades enfrentadas pelas indústrias e as possibilidades de atuação empresarial coletiva, a fim de reduzir problemas relacionados aos fatores-chave do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022 e ao ambiente interno das empresas.
Para participar das palestras, é necessário se inscrever. Veja a programação completa aqui.