FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Tomou posse na tarde desta terça-feira (10), em cerimônia no Palácio do Planalto, o novo ministro do Trabalho, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello. O desembargador aposentado assume o cargo no lugar de Eliseu Padilha, que ocupava a pasta interinamente desde 5 de julho, após a saída de Helton Yomura.
Na cerimônia, o presidente da República, Michel Temer, afirmou que a chegada de Vieira de Mello ao governo coincide com um momento de diversas conquistas vinculadas a questões trabalhistas, como a aprovação da reforma, no ano passado, e a retomada da criação de postos de trabalho.
“O ministro Caio Vieira de Mello é um nome de grande experiência e traz para a nossa equipe décadas de atuação na área jurídica, mas sobretudo na área da Justiça Trabalhista. Acumula um conhecimento valiosíssimo neste momento em que a necessidade maior do brasileiro e, portanto, a prioridade do nosso governo, é precisamente o emprego.” Segundo o presidente, em 2018 foram registradas mais de 380 mil carteiras de trabalho.
Em sua primeira fala a jornalistas, o ministro afirmou que atuará de forma técnica, avaliando todos os cenários que envolvem a pasta. “Como bom mineiro, vou examinar bem a situação, e as medidas serão tomadas com transparência”, disse. Em relação à Reforma Trabalhista, Vieira de Mello foi ponderado: “A adaptação vai se fazendo pela jurisprudência, e o tempo vai mostrando a vantagem ou a desvantagem. Se houver necessidade, haverá mudança também. Não vejo nenhuma necessidade de mudança no momento”.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, esteve na posse e se mostrou otimista com a nova gestão. “Tudo indica que ele tem um posicionamento favorável às mudanças trabalhistas que foram feitas e que pretende, mais ainda, modernizar mais todas essas relações trabalhistas. Pelo conhecimento que tem, certamente vai fazer um grande trabalho.”
A cerimônia contou com a presença de ministros de Estado e de parlamentares. O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, também compareceu à posse para cumprimentar o novo ministro, acompanhado do diretor-secretário, Paulo Eduardo Montenegro, do diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais, Walid Sariedine, e do diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcontoni Montezuma. O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), Marco Secco, e o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF), Claudio Tavares, também assistiram à cerimônia.
Vieira de Mello é desembargador aposentado e foi vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região em 2008 e 2009. Ultimamente, atuava em um escritório de advocacia.
Entre as áreas de competência do ministro do Trabalho, segundo o Decreto nº 5.063, de 2004, estão as políticas para geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador e para a modernização das relações do trabalho, a fiscalização do trabalho e aplicação de sanções, a política salarial, a formação e o desenvolvimento profissional, a segurança e saúde no trabalho, a política de imigração e o cooperativismo e associativismo urbano.
Veja mais imagens da posse no link.
Texto: Aline Porcina
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra