FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) recebeu na quinta-feira, 7 de março, a palestra Tendências da Panificação e Confeitaria, do chef Luiz Farias, eleito em 2016 o melhor confeiteiro do mundo pela International Union of Bakers and Confectioners.
O evento, voltado a empresários e gerentes dos segmentos de panificação e confeitaria, foi organizado pelas empresas Brago Distribuidora e Ireks do Brasil, com o apoio da Federação, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab).
Pedro Nicola, presidente do Siab, fez a abertura e destacou a importância de os empresários da área se reconhecerem como industriais. “Toda panificadora, toda confeitaria é uma indústria. Não importa o porte, é uma indústria porque trabalha com transformação: compra insumos, transforma esses insumos, aquilo vira um produto”, disse. Ele falou ainda sobre a necessidade de se atentar a oportunidades de capacitação como a apresentação que viria em seguida: “Em qualquer profissão, temos que nos preparar, estudar, ter conhecimento, e não é diferente para o empresário. A palestra é pontual, mas é uma forma de se capacitar”.
O chef Luiz Farias abordou a parte conceitual da panificação e confeitaria, além do que o mercado exige atualmente, detalhando o processo de distribuição da matéria-prima para obter os diferentes tipos de pães, o conceito de ultracongelamento e principalmente a massa madre, que é a fermentação natural. “Ela veio resgatar a qualidade do pão final. Não só no Brasil, isso é no mundo inteiro”, ressaltou.
Farias indicou as tendências entre os tipos de massa. “Hoje o momento do brioche no Brasil é muito forte, assim como o croissant”, pontuou o chef.
Trabalhadores preparados
Após a palestra, uma equipe do Senai-DF falou ao público sobre as oportunidades de qualificação para trabalhadores da área. “O Mapa do Trabalho Industrial mostra que, aqui em Brasília, são mais de 15 mil vagas de emprego de 2022 a 2025 para a área de panificação e confeitaria. Eu sei que, lá dentro da sua padaria, você quer ter um bom confeiteiro, um bom padeiro, e a gente pode ajudar com isso”, afirmou o gerente operacional do Senai Taguatinga, Keison Souza, que estava acompanhado da instrutora em panificação Vanessa Damazo Silva e do consultor de mercado Rodrigo Andrade.
No momento, o Senai-DF tem vagas gratuitas abertas para os cursos de Padeiro (25 na unidade do Gama e 400 em Taguatinga), Confeiteiro (25 no Gama e 480 em Taguatinga) e Salgadeiro (40 vagas em Taguatinga). Em caso de dúvidas, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Senai-DF, pelo telefone (61) 4042-6565, opção 1, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h30 às 18h30.