Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

DialogoDaIndustria CNI FotoMoacirEvangelista29062022 FibraA Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoveu nesta quarta-feira, 29 de junho, o Diálogo da Indústria com Pré-Candidatos à Presidência da República para as eleições de 2022. O evento, que ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, teve a participação de Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PL).

Os candidatos puderam expor as propostas para o setor industrial, responder a perguntas de representantes do segmento e falar sobre a agenda de governo para um futuro posto de chefe de Estado. O encontro foi transmitido pelo canal da Confederação no YouTube.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, que apresentou o documento Propostas da Indústria para as Eleições 2022, produzido pela Confederação e entregue aos postulantes ao cargo de chefe do Executivo nacional. “Precisamos de uma política forte, dinâmica e inovadora. O Brasil enfrenta os problemas causados pela pandemia da covid-19 e a guerra entre a Ucrânia e a Rússia. As duas crises afetam a economia e impõem desafios para os nossos governantes. Por isso, é preciso um plano claro e consistente para o desenvolvimento econômico e social”, disse o presidente da CNI.

O documento é dividido em 21 cadernos temáticos com propostas do setor para a melhoria do desempenho da indústria nacional. Os textos foram embasados em estudos nas áreas de economia, trabalho, educação, meio ambiente, inovação e infraestrutura e podem ser consultados no site da CNI. Há também a opção de baixar o caderno completo de propostas, clicando aqui.

Veja o que disseram os pré-candidatos à Presidência da República:

DialogoDaIndustria CNI 1 FotoMoacirEvangelista29062022 Fibra DialogoDaIndustria CNI 2 FotoMoacirEvangelista29062022 Fibra DialogoDaIndustria CNI 3 FotoMoacirEvangelista29062022 Fibra

 

Simone Tebet (MDB)
A pré-candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) afirmou que a reforma tributária sobre o consumo será aprovada pelo Congresso Nacional nos seis primeiros meses de governo, se ela for eleita. A senadora reconheceu a relevância do setor produtivo para a retomada do crescimento do Brasil e destacou a importância da consolidação de uma política de desenvolvimento industrial coordenada pelo governo federal com metas claras e alinhada às melhores práticas internacionais e à economia de baixo carbono.

Veja aqui os detalhes da fala de Simone Tebet, com a íntegra em vídeo.

Ciro Gomes (PDT)
Aos líderes empresariais presentes no encontro, o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) afirmou que sem uma indústria de transformação forte, que é a base da passagem do Brasil para a economia do conhecimento, não existe desenvolvimento. “Sem uma indústria poderosa, que lidere o centro da estratégia de desenvolvimento do país, nenhuma nação se desenvolveu”, afirmou. A premissa do seu projeto de desenvolvimento tem três passos: Aumentar o nível de formação bruta de capital dos atuais 15% para 22%; recriar o Ministério de Indústria e Comércio e assinar um pacto de cooperação entre governo e setor privado para hierarquizar o que precisa ser feito em tempos de escassez de dinheiro público; e ampliar o investimento em educação básica e superior e em ciência, tecnologia e inovação. O pré-candidato defendeu, ainda, o fim da reeleição.

Veja aqui os detalhes da fala de Ciro Gomes, com a íntegra em vídeo.

Jair Bolsonaro (PL)
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou que seu governo criou segurança jurídica para o país avançar. Ele enfatizou que mais de 20 mil normas sem eficácia foram revogadas desde que assumiu o cargo. Bolsonaro mencionou também que houve avanços em normas trabalhistas, na área de infraestrutura, na política econômica e na desburocratização de regras. Ele disse ainda que, caso reeleito, vai criar um ministério específico para a indústria e comércio no próximo mandato.

Veja aqui os detalhes da fala de Jair Bolsonaro, com a íntegra em vídeo.

Participação do DF
O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, esteve presente no encontro e afirmou que a iniciativa enriquece o debate do quão importante é a indústria para o País se reerguer após a crise econômica causada pela pandemia da covid-19. “O encontro com os candidatos permite que eles possam falar diretamente com a indústria e, assim, apresentar as ações que desejam implementar para o setor. Temos um documento muito bem elaborado e alinhado com as principais demandas setoriais e, a partir disso, há um interesse em conhecer o plano deles [postulantes] para o desenvolvimento industrial a longo prazo. É preciso discutir sobre a recuperação do setor fabril no Brasil, por exemplo, e elaborar ações efetivas. No DF não é diferente, é um anseio dos nossos industriais”, disse Jamal.

Também participaram do Diálogo integrantes da diretoria da Federação: a 2ª vice-presidente, Danielle Cristine Ribeiro Bastardo, o diretor financeiro, Walid Sariedine, o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Graciomário de Queiróz, o diretor e o vice-diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais, Elson Ribeiro e Póvoa e Marcontoni Bites Montezuma. Além do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Marco Secco, e os presidentes dos sindicatos da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF), João Batista Alves dos Santos, Dionyzio Klavdianos, das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do DF (Simeb-DF), Clistones Pedreira, das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do DF (Sindigrãos-DF), Humberto Cenci, das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam-DF), Daniel Borges, e das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), Ricardo Caldas.

Texto: Assessoria de Comunicação da Fibra, com informações da Agência de Notícias da Indústria
Fotos: Moacir Evangelista/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra

Veja aqui a galeria de imagens:

 

CNI realiza Diálogo com Pré-candidatos à Presidência da República

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *