Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

25 4 2024 1º Workshop do Exporta DF Fotos Marcos Gomes 1A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) iniciou na tarde dessa quinta-feira, 25 de abril, o primeiro ciclo do Exporta DF. Vinte micro e pequenas indústrias do setor de moda e vestuário foram selecionadas para participar do programa, que tem como objetivo facilitar a entrada de empresas brasilienses de pequeno porte no mercado internacional. Acesse aqui a lista completa.

Um workshop sobre as vantagens da exportação foi a primeira atividade. Participantes do programa reuniram-se na sala do Hub da Indústria, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, para ouvir a coordenadora acadêmica e professora de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília (UCB) Camila Sara Gonçalves Cunha.

“Esse encontro de sensibilização é uma das partes mais importantes dentro do Exporta DF, uma vez que o empresário passa a olhar para a atuação internacional como uma atividade estratégica”, explica a profissional “É extremamente relevante colocar os empresários em contato com temas que fazem parte da construção de uma inserção internacional sustentável, uma entrada perene, contínua, e não eventual”, completa.

A empresária de moda feminina Alessandra Baeza, dona da Alê Baeza, está entusiasmada com a participação no Exporta DF. “É uma oportunidade muito bacana de poder adequar o produto e me qualificar. Espero que até o final eu consiga o meu objetivo.” O programa é estruturado em uma trilha de três etapas: a primeira, com oficinas práticas e a entrega de um plano de exportação a cada indústria; a segunda, focada na adequação de produto para o mercado externo; e a terceira, dedicada à prospecção.

Bruno Costa, da BD Battle Wear, que produz uniformes esportivos para lutas e esportes de contato, avaliou positivamente a primeira atividade do Exporta DF. “Estou saindo com uma expectativa muito alta, porque achava que era algo muito menor do que eu acabei encontrando. A minha expectativa é terminar esse programa realmente no mercado externo, podendo fazer uma venda direta, conversando com esse mercado”, afirma Costa, que já vende para fora do País, com cerca de 60 pedidos no ano, porém de forma indireta (com intermediário).

Além da UCB, são parceiros da Fibra no Exporta DF a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), o Banco de Brasília (BRB), a Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal, os Correios e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O segundo encontro do primeiro ciclo do Exporta DF está previsto para terça-feira, 30 de abril, às 15 horas, no edifício-sede da Fibra, com o tema Habilitação Radar.

Para mais informações, entre em contato com o Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF): (61) 3362-6122/6132 ou cin@sistemafibra.org.br.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Marcos Gomes/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra

Veja a galeria de fotos:

Primeiro Workshop do Exporta DF

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *