FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Foram empossados em reunião virtual nesta quinta-feira, 11 de fevereiro, os conselheiros que representarão o segmento da produção industrial no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Os assentos são ocupados por dois técnicos da Federação das Indústrias do DF (Fibra): José Luiz Diniz Júnior assumiu como titular e Kallinny Severino Dutra, como suplente.
A cadeira ocupada pela Fibra no conselho foi criada em 2020 pela Lei Complementar nº 975, que abriu espaço para dois novos integrantes — um representante do segmento de produção industrial e outro de entidade de defesa da ordem jurídica.
A seleção das instituições que indicariam os novos conselheiros foi feita a partir de edital de chamamento público, divulgado no Diário Oficial do DF em 27 de outubro. Foram selecionadas para integrar o Conplan a Fibra e a Seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), que indicaram os empossados nesta quinta-feira.
“Este era um pleito antigo da Fibra porque sabemos da importância do Conplan em decisões estruturantes para o desenvolvimento econômico do DF”, diz o presidente da Federação, Jamal Jorge Bittar. “A Fibra participou ativamente dos debates que resultaram na evolução do ordenamento territorial do DF com a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Ter assento no Conplan era uma demanda da Federação por ser um fecho nesse ciclo. Agora podemos levar às discussões do conselho informações qualificadas do segmento de produção industrial, dando suporte aos pares na tomada de decisão. A consequência será a melhoria no ambiente de negócios e o aumento no interesse de investimento industrial”, afirma Jamal.
O Conplan
Instituído em 1992 pela lei que criou o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (PDOT), o Conplan é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. É o colegiado superior do sistema de planejamento territorial do DF, com a função auxiliar a administração pública na formulação, na análise e na atualização das diretrizes e dos instrumentos de implementação da política territorial e urbana do DF. É formado por 17 conselheiros da sociedade civil e do governo, que cumprem mandatos de dois anos, sem possibilidade de recondução.
Foto: VictorHugo Pessoa/Fibra – 9.2.2021
Assessoria de Comunicação da Fibra