Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

10 08 2022 DF produtivo Gráfica Pigmento Foto Moacir Evangelista FibraO governo do Distrito Federal estendeu até 2026 os efeitos da medida que possibilita o parcelamento do ICMS referente à importação de máquinas e equipamentos industriais. O Decreto nº 44.550, publicado em 23 de maio, prorrogou o prazo do Decreto nº 32.968, vigente desde 2011. A norma estimula a modernização do parque industrial brasiliense e, consequentemente, contribui para elevar a competitividade das empresas locais.

O novo decreto é retroativo a 1º de janeiro de 2023 e tem validade até 31 de dezembro de 2026. Assim, os industriais têm a possibilidade de não recolher o ICMS na totalidade no ato do desembaraço aduaneiro do bem, desde que não haja similar produzido no País. São até 48 meses, a partir da emissão da nota de entrada no estabelecimento, para fazer o pagamento integral do imposto, sem qualquer acréscimo. Para isso, é necessário que a empresa não tenha débitos com o governo local e que formalize requerimento à Subsecretaria da Receita da Secretaria de Fazenda do DF.

O Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), um imposto estadual, é a principal fonte de arrecadação do Distrito Federal.

Esta é a quinta vez que o texto foi reeditado pelo Executivo local. Houve prorrogação em 2013, 2014, 2017, 2019 e agora, em 2023. Desde a publicação do Decreto nº 32.968, as indústrias não ficaram descobertas quanto à possibilidade de parcelamento.

Mais informações no site sefaz.df.gov.br/surec ou no Portal de Serviços da Receita do DF.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista — 10.8.2022
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *