Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Em um cenário mundial de constantes e rápidas mudanças no setor produtivo, o investimento em inovação e tecnologia pode ser tornar a maior alternativa para garantir o desenvolvimento e a competitividade das indústrias locais. E se engana quem pensa que inovar está relacionado apenas com a criação de alguma “grande invenção”. Ser inovador envolve qualquer processo que possa facilitar a vida das pessoas, seja ele científico, tecnológico, financeiro, comercial ou, até mesmo, organizacional. Buscando estimular a promoção da inovação e de estudos e pesquisas relacionadas à criação de novas tecnologias e projetos, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) instituiu a Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, que visa contribuir com a formulação de políticas públicas que consolidem as ações de inovação, além de estimular a formação de parcerias governamentais com empresas, associações, sindicatos e universidades. 

 

Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação (SNEI)

Em 2008, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou o programa Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com o objetivo de intensificar o desenvolvimento das indústrias brasileiras e ampliar a efetividade das políticas públicas de apoio à inovação. Uma das estratégias instituídas foi a criação do Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação (SNEI) que visam fortalecer a divulgação dos trabalhos, fazendo com que as ações de âmbito nacional cheguem aos estados. Atualmente, existem 25 núcleos Estaduais de Inovação constituídos sob a estrutura do Sistema Indústria.

Cada Núcleo reúne um ecossistema de inovação (empresas, entidades representativas, órgãos de governo, universidades e outras organizações sem fins lucrativos) que empreendem esforços para o estímulo à inovação e que contribuem, direta e indiretamente, para o alcance dos objetivos da MEI.

No Distrito Federal, o Núcleo de Inovação atua com a participação do Comitê Gestor de Inovação que envolve empresários locais, academia e governo. As reuniões ocorrem de acordo com o cronograma pré-aprovado e sempre são conduzidas por debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento do setor produtivo local como legislação vigente, prioridades e gargalos dos segmentos e cases de sucesso de processos inovadores.  Com a participação de parceiros locais, o comitê define as estratégias do núcleo e coordena as atividades sempre com foco em formular, executar e acompanhar o plano de ação desenvolvido. 

Diversos eventos já foram realizados na sede da Federação para disseminar a importância dos processos inovadores, como:

 A Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, por meio do Núcleo de Inovação do DF, também presta outros serviços, como consultoria para empresas que têm interesse em participar de editais de fomento e assessoria para o desenvolvimento dos planos de gestão de inovação das empresas locais.

 

Confira abaixo alguns exemplos dessa atuação: 

Em 2019, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) lançou um chamamento público para atrair Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em atuar no desenvolvimento do ecossistema de inovação do Distrito Federal.

A iniciativa recebeu, mais tarde, o nome de Programa de Animação do Ecossistema de Inovação do DF. Tal iniciativa tem quatro eixos principais: intraempreendedorismo e inovação corporativa; inovação aberta, com empresas conectadas ao ecossistema de Inovação; identificação de talentos para a economia digital e internacionalização.

O programa conta com orçamento global de R$ 15 milhões para fomentar os projetos aprovados na seleção. Cada uma das iniciativas contará com investimentos de até R$ 3,5 milhões para sua execução.

Hoje, o Programa Animação do Ecossistema de Inovação do DF contempla seis projetos que já estão em andamento e tem sido apoiados pela Fibra:

 

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Fibra vem participando da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), regularmente, desde 2017, com articulação da Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e atuação do Sesi, Senai e IEL-DF. O objetivo é promover e disseminar o conhecimento sobre ciência, inovação e desenvolvimento tecnológico.

A exposição e apresentação dos trabalhos das nossas unidades propicia o desenvolvimento dos conhecimentos das linguagens verbal, verbo-visual, corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital aliado a arte tem o poder lúdico de instruir, fazer refletir crítica e significativa diante das diversas práticas de saberes e fazer com que um assunto seja assimilado de forma permanente, exercendo o protagonismo e sendo multiplicador das ideias e do conhecimento.

A supervisão geral dos projetos está a cargo da Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, que mantém a devida articulação com os Coordenadores dos Projetos e com a Equipe Técnica envolvida.

 

Fique por dentro DIDT

Trata-se de um informe semanal, disparado toda quinta-feira, que tem como objetivo facilitar o acesso à informação com matérias ligadas a ciência, inovação e desenvolvimento tecnológico.

 

Plataforma Inovação para Indústria

A Plataforma Inovação para a Indústria financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria.

https://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-a-industria/

 

Divulgação de Editais

A Fibra, por meio da Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, tem a prática de apoiar o lançamento de editais, que costumam ser responsáveis por incorporar inovações e resultar no lançamento de novas gamas de produtos e serviços no mercado.

Editais em aberto:

 

Editais:

 

Parcerias com Agências de Fomento e Instituições de Ciência e Tecnologia

Visa o apoio às indústrias do Distrito Federal, vinculadas aos Sindicatos filiados à FIBRA. Esses acordos têm como objetivo o assessoramento técnico em projetos, programas, atividades e serviços nas áreas de desenvolvimento tecnológico e inovação.

  1. ABDI
  2. UCB
  3. SECTI

Para mais informações sobre a Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (061) 3362-6017 ou pelo e-mail diretoria.inovacaotecnologica.@sistemafibra.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *