Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Até 2025, o Distrito Federal precisará qualificar 100 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 25 mil em formação inicial — para repor inativos e preencher novas vagas — e 75 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar.

Isso significa que, da necessidade de formação nos próximos quatro anos, 75% será em aperfeiçoamento. As ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes também em outros setores da economia.

Em todo o País, a demanda é de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados. Os dados e a avaliação são do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria para identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no País.

A demanda por formação no DF por nível será de:

Nível de qualificação

Demanda

Qualificação (com carga horária de menos de 200 horas)

34.939

Qualificação (com carga horária maior que 200 horas)

16.515

Técnico

25.071

Superior

24.397

Total

100.922

Em volume, ainda prevalecem as ocupações de nível de qualificação, que respondem por 74% do emprego industrial no Brasil hoje. Contudo, chama atenção o crescimento das ocupações de nível técnico e superior, que devem seguir como uma tendência. Isso ocorre por conta das mudanças organizacionais e tecnológicas, que fazem com que as empresas busquem profissionais de maior nível de formação, que saibam executar tarefas e resolver problemas mais complexos.

As áreas com maior demanda por formação são: Tecnologia da Informação, Construção, Logística e Transporte e Metalomecânica, além das transversais. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.

Estudo avalia estimativas e cenários político, econômico, tecnológico e de emprego
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) é a principal instituição formadora em ocupações industriais no País. Para subsidiar a oferta de cursos, em
sintonia com as demandas por mão de obra do setor produtivo, o Observatório Nacional da Indústria desenvolveu a metodologia do Mapa do Trabalho Industrial, referência no Brasil.

O estudo é uma projeção do emprego setorial que considera os contextos econômico, político e tecnológico. Um dos diferenciais é a projeção da demanda por formação a partir do emprego estimado para os próximos anos.

Para esse cálculo, são levadas em conta as estimativas das taxas de difusão das novas tecnologias nas empresas e das mudanças organizacionais nas cadeias produtivas, que orientam o cálculo da demanda por aperfeiçoamento, e uma análise da trajetória ocupacional dos trabalhadores no mercado de trabalho formal, que subsidiam o cálculo da formação inicial. Um trabalho de inteligência de dados e prospectiva que deve subsidiar ações e políticas de emprego e educação profissional.

O estudo agrupa as ocupações industriais em 25 áreas. Abaixo, as que mais precisarão formar até 2025:

Áreas com maior demanda por formação (inicial + continuada)

Área

Demanda

Tecnologia da Informação

20.844

Construção

19.506

Logística e Transporte

11.028

Transversais

10.516

Metalmecânica

7.813

Alimentos e Bebidas

6.702

Eletroeletrônica

5.124

Telecomunicações

4.389

Automotiva

3.126

Gestão

2.227

 

Abaixo, as ocupações com maior demanda por formação, agrupadas por nível: superior, técnico, qualificação mais de 200 horas e qualificação menos de 200 horas: 

SUPERIOR

Voltados para quem tem o ensino médio completo ou equivalente, visam a formação de um bacharel ou licenciado. São de longa duração, com carga horária mínima de 2.400 horas, sendo que algumas chegam a 7.200 horas.

 

Ocupação

Demanda em
formação inicial

Demanda em aperfeiçoamento

Analistas de tecnologia da informação

1.492

12.211

Engenheiros civis e afins

485

1.811

Administradores de tecnologia da informação

137

1.118

Gerentes de tecnologia da informação

116

954

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação

116

602

 

TÉCNICO

 

Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio.

 

Ocupação

Demanda em
formação inicial

Demanda em aperfeiçoamento

Técnicos em eletrônica

633

2.184

Técnicos em operação e monitoração de computadores

422

1.882

Técnicos em desenvolvimento de sistemas e aplicações

441

1.837

Técnicos em telecomunicações

247

1.533

Técnicos em transportes aéreos

209

1.274

 

QUALIFICAÇÃO + DE 200 HORAS

 

Os cursos de qualificação são indicados a jovens e profissionais que buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais para a inserção em uma ocupação. Esses cursos não demandam um nível de escolaridade específico. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.

 

Ocupação

Demanda em
formação inicial

Demanda em aperfeiçoamento

Padeiros, confeiteiros e afins

750

1.326

Mecânicos de manutenção de veículos automotores

795

908

Trabalhadores de instalações elétricas

429

794

Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados

203

915

Encanadores e instaladores de tubulações

192

738

 

QUALIFICAÇÃO – DE 200 HORAS

 

Os cursos de qualificação são indicados a jovens e profissionais que buscam desenvolver novas competências e capacidades profissionais para a inserção em uma ocupação. Esses cursos não demandam um nível de escolaridade específico. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão.

 

Ocupação

Demanda em
formação inicial

Demanda em aperfeiçoamento

Ajudantes de obras civis

2.943

3.685

Alimentadores de linhas de produção

937

3.039

Motoristas de veículos de cargas em geral

609

3.195

Trabalhadores de estruturas de alvenaria

1.189

1.647

Magarefes e afins

1.064

1.609


Senai-DF com 10,8 mil vagas abertas
Para atender às necessidades do mercado de trabalho, o Senai do Distrito Federal tem um portfólio extenso de cursos de qualificação e técnicos, gratuitos para a comunidade. As aulas são ministradas em quatro escolas: no Gama, em Sobradinho, em Taguatinga e na unidade Senai Brasília, localizada no Setor de Indústrias Gráficas. Também oferta cursos em unidades móveis, com parceiros, no programa Mais Senai.

Atualmente, o Senai-DF está com mais de 10,8 mil vagas abertas para cursos oferecidos no Programa Senai de Gratuidade Regimental e no DF Inova Tech — programa de qualificação com foco na indústria 4.0 gerido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). As inscrições para os cursos podem ser feitas no site cursos.senaidf.org.br.

O Senai-DF também trabalha em parceria com o governo do Distrito Federal na oferta de cursos gratuitos de qualificação em áreas diversas, como no programa Mão na Massa, realizado em parceria com a Secretaria da Mulher, e nos programas Qualifica-DF e Renova-DF, geridos pela Secretaria do Trabalho.

Segundo o diretor do Senai-DF, Marco Secco, a oferta de cursos da instituição é planejada de acordo com as necessidades do mercado. “Apenas em 2021, o Senai-DF recebeu mais de 39 mil matrículas. São alunos que passaram pelas salas de aula do Senai e que agora têm qualificação para atender o mercado”, afirma. “A edição anterior do Mapa do Trabalho, lançada em 2019, já indicava a necessidade de formação nas áreas de Tecnologia, da Construção, de Logística e de Telecomunicações e o Senai-DF focou na abertura de vagas nessas áreas, seja em cursos ofertados pela instituição, ou realizados com o apoio de parceiros.”

Texto: Assessoria de Comunicação do Senai-DF, com informações Agência de Notícias da Indústria
Foto: Moacir Evangelista/Senai-DF – 2.12.2021
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *