Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Formatura da primeira turma do Vira Vida em El Salvador

Vinte e dois jovens que participam do programa Cambia Tu Vida (Mude sua Vida) se formaram no último mês, em El Salvador. Os diplomas são frutos de um ano de formação profissional, e mostram a superação de jovens que conseguiram deixar para trás uma vida marcada pela violência sexual. El Salvador foi o primeiro país a receber a metodologia do programa brasileiro ViraVida, criado pelo Conselho Nacional do SESI. No Brasil, a iniciativa já atendeu mais de 5 mil jovens em 26 cidades.

O Cambia Tu Vida é coordenado pelo Instituto Salvadoreño para el Desarrollo Integral de la Niñez y Adolescencia (ISNA) e já funciona como política pública nacional. O objetivo é contribuir com o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no país. E para isso, o programa funciona por meio de uma parceria entre o governo e a iniciativa privada.

Na formatura que reuniu parceiros, familiares e técnicos, os formandos ouviram o depoimento do jovem brasileiro, egresso do ViraVida, Edwan Fernando Lopes que falou de sua experiência no programa brasileiro e da mudança que ele promove na vida dos jovens. “O grande diferencial do ViraVida é que ele trata o jovem como ser humano de direito, que pensa, que age e quer oportunidades”. Edwan é um exemplo de superação. Atualmente, ele trabalha e está ingressando na universidade de Engenharia Civil.

A presidenta do ISNA, Rosa Margarita Villalta de Sánchez, afirmou que além da satisfação com as parcerias firmadas em pouco tempo de existência do Cambia Tu Vida, estão os grandes resultados que já podem ser visualizados na vida dos jovens, que segundo ela, hoje são exemplos para os outros mais de sete mil atendidos pela instituição. “Meninos e meninas voltam à vida, renascem e podem chegar as suas comunidades com dignidade”.

A secretária de Inclusão Social de El Salvador, Vanda Pignato, uma das madrinhas do Cambia Tu Vida e responsável por sua implantação no país, afirmou que o programa representa uma solução para mudar a realidade de jovens que vivem à margem da criminalidade e destacou que o modelo deveria ser replicado pela Secretaria de Integração Centroamericana. “Os jovens salvadorenhos são hoje as maiores vítimas da violência social que vivemos na America Central, fruto do abandono que os governos dos últimos 20 anos tiveram com a juventude”, comentou. “Essa geração cresceu sem os pais, pois muitos deles foram buscar oportunidades no exterior e seus filhos foram criados pelos avós. Então, foi se forjando uma juventude sem educação e esperança e esse é um prato cheio para o crime organizado”, conta.

Presidente da Fibra com formanda do Vira Vida em El SalvadorO presidente do SESI-CN, Jair Meneguelli, deixou uma mensagem de ânimo para os jovens. “A caminhada é longa e vocês têm muito pela frente. Tenho certeza que terão muitas oportunidades e vitórias”, disse. Já o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, disse que ao transferir a tecnologia social o SESI está cumprindo seu papel social. “Temos que nos empenhar cada vez mais para transferir esse programa para aqueles países que precisam de nossa ajuda para fortalecer o enfrentamento à exploração sexual”, destacou Bittar.

Investimento Social – Cerca de quinze empresas privadas apoiam o projeto salvadorenho nas áreas de capacitação, serviços e empregabilidade. Grupos que têm filiais no Brasil, como Palmolive e Colgate, estão entre as empresas que se comprometeram a apoiar o processo de empregabilidade. A fabricante de bebidas La Constancia e o grupo hoteleiro Centroamérica também integram a relação de apoiadores.

O empresário Kurt Ackermann, presidente da Fundação Sus Hijos, abraçou o projeto empregando 12 jovens em seu restaurante. Ele destacou a importância do Cambia Tu Vida na preparação que os jovens recebem antes de ingressar no mercado, além da grande ajuda psicológica que é dada. “Temos uma jovem que não sorria quando começou a trabalhar conosco e agora ela se sente feliz. Essa é para mim a maior felicidade”, contou o empresário. “Temos que dar oportunidades a esses jovens para termos um país melhor”, completou.

Outra parceira do Cambia Tu Vida é a empresa brasileira Queiroz Galvão. Seu representante administrativo na sucursal de El Salvador, Leandro de Holanda Sousa, participou do evento e se emocionou com as conquistas dos jovens formandos. A empresa construiu um laboratório de informática para os alunos. “Nós acreditamos na reinserção na sociedade e no sucesso desses jovens no mercado”, afirmou Leandro.

Ynaiana Leite
Assessora de Comunicação e Marketing
Conselho Nacional do Sesi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *