FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Desafios de indústrias dos setores de alimentação, construção civil e vestuário foram temas do workshop Gestão de Soluções, realizado pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). O encontro ocorreu nessa quinta-feira, 25 de agosto, no espaço Sebraelab, localizado no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, com transmissão pelo canal da Associação no YouTube.
A Federação das Indústrias do DF (Fibra), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, a Biotic S.A. — empresa gestora do parque tecnológico —, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), o Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar) apoiaram a ação.
A iniciativa faz parte do projeto Conectando DF, que busca estimular o empreendedorismo inovador na capital do País, fortalecer alianças entre empresas, governo e institutos de ciência e tecnologia e desenvolver soluções tecnológicas, ou seja, integrar o ecossistema de inovação.
O workshop é a terceira fase do projeto, no qual são apresentadas soluções para as principais demandas dos micros e pequenos negócios locais. A ideia é que investidores e startups exponham propostas de resolução dos problemas.
“A ideia do Conectando DF é inverter a lógica de que empresas desenvolvedoras criem produtos para entregar ao mercado em busca de aderência e passem a construir serviços que atendam às necessidades do setor produtivo, com base no que os sindicatos apresentaram”, disse o presidente da Abipti, Paulo Foina.
As primeiras etapas do projeto foram o Inovação em Debate, momento voltado para que os representantes de entidades dessem um panorama do setor e expusessem os principais desafios enfrentados, e o Workshop de Soluções, que teve como finalidade a discussão de propostas tecnológicas para resolver as demandas.
No encontro dessa quinta-feira (25), os participantes também puderam conhecer oportunidades de avanço para os empreendimentos. O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), Marco Secco, falou sobre as atividades ofertadas gratuitamente na instituição como capacitação profissional e consultorias de aperfeiçoamento do processo produtivo. “O Senai realiza um estudo periódico chamado Mapa do Trabalho Industrial para identificar demandas futuras por mão de obra e, a partir disso, direciona esforços para formações específicas. É uma atuação em busca dos melhores resultados.”
Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiróz, presente no workshop, a participação de indústrias no projeto demonstra o quanto o setor está atento ao crescimento econômico da cidade. “As empresas que aplicam a tecnologia como ferramenta de inovação estão um passo à frente de outras, pois conquistam novos mercados e alcançam posição de destaque. Além disso, contribuem para geração de emprego e renda.”
Participaram do workshop o coordenador Tecnológico e de Inovação da FAP-DF, Gilmar Marques, o analista da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Fernando Ribeiro, o gerente de área da Carteira Comercial de Produtos de Crédito do BRB, Luis Djalma, a gerente de Marketing e Soluções do Sebrae no DF, Gabriela Rocha, e a presidente do Sindiveste-DF, Walquiria Pereira Aires.