FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante cinco dias, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios do DF (CIN-DF), promoveu de forma online uma série de palestras voltadas a empresários interessados no mercado exterior. A Semana da Empresa Exportadora levou ao público conhecimento sobre o trabalho de diversas instituições que apoiam a internacionalização.
Para o diretor secretário da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva, ao colocar produtos no mercado externo, as empresas também terão ganhos internamente com a reformulação do modelo de negócios. “Os mercados estão cada vez mais retraídos, cada vez passando por mais dificuldades. Se a empresa se preparar para ter como mercado-alvo o mundo, será bastante competitiva”, disse, durante o encerramento da semana.
As palestras foram mediadas pela gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly, e trataram de temas como gestão empresarial, formas de envio de mercadorias, linhas de financiamento e definição de estratégias de exportação.
Participaram representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco do Brasil, do Banco de Brasília (BRB), dos Correios, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF.
Como parte das ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), os inscritos receberão por e-mail questionário com perguntas sobre gestão, estratégia, mercado e operação. Será feita uma avaliação de maturidade e, caso a empresa deseje, será enviado um plano com as prioridades para alcançar a exportação. Aqueles que não se inscreveram na semana, mas que desejam receber o questionário devem enviar e-mail para cin@sistemafibra.org.br
Reveja as palestras no canal da Fibra no YouTube.