FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Até 14 de junho, o Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, sedia a Expo Collections Brasília. A mostra, que tem como tema A Capital Transformada em Passarela, reúne imagens, roupas e vídeos de desfiles do evento Spring Collections, ocorrido em 2021. A exposição está aberta de terça-feira a domingo, das 10 às 19 horas.
São apresentadas peças das marcas brasilienses Artesania, Confraria, Guilda, Jukaf, Kigraça, Louback Maison, Lu Garcia, Ponto 1, Rostand e Zinc, que desfilaram suas criações em dez pontos turísticos de Brasília. Tornaram-se passarela para a moda da capital federal o Complexo Cultural Funarte, a Concha Acústica, o foyer do Teatro Nacional Claudio Santoro, o Memorial JK, o Museu de Arte de Brasília, o Museu Nacional da República, o Museu Vivo da Memória Candanga, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, a Superquadra da 308 Sul e a Torre de TV.
As imagens são dos fotógrafos Sartory e Talitha Antunes. “A Expo Collections Brasília é um vislumbre de imagens e representatividade e é nosso jeito de fazer a moda brasiliense acontecer”, destacou o curador da iniciativa, Fernando Lackman, durante o coquetel de lançamento da mostra, na quarta-feira, 8 de junho.
Ao agradecer os parceiros da ação, a presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF), Walquiria Pereira Aires, ressaltou a relevância do setor para o desenvolvimento do DF. “A moda promove muitas mudanças e inserções sociais, é importante para a economia e para a sociedade”, disse. “Nós somos indústrias e nos sentimos muito bem em apresentar o potencial desse segmento para a economia de Brasília”, completou.
A Expo Collections Brasília é realizada por RSC2, Lackman Ponto Com e Sindiveste-DF, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF). A Federação das Indústrias do DF (Fibra), o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) estão entre os apoiadores.
Depois do Espaço Cultural Renato Russo, a exposição seguirá para o Senai Taguatinga, onde ficará de 20 a 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Já de 4 a 12 de julho a mostra estará no Sesi Gama, nos mesmos horários e dias da semana. A mostra também promove oficinas gratuitas de modelagem nos três locais.
“A exposição itinerante estimula a vocação tanto empreendedora como formadora de profissionais e pessoas engajadas que precisam conhecer o que indústria proporciona. Nós temos a juventude em Brasília muito focada no setor público. Então, quando você leva atividades desse tipo para dentro das escolas, você ajuda a mudar essa cultura”, ressalta o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, que também esteve no lançamento.
Imagens dos desfiles e mais informações sobre a exposição estão disponíveis no site expo.collectionsbrasilia.com.br.