FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) participou nessa quarta-feira, 8 de junho, no auditório da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), do lançamento da campanha O Descarte Certo é Obra Sua. A iniciativa do órgão tem o objetivo de conscientizar a população quanto ao descarte correto de resíduos provenientes de pequenas obras e de incentivar o uso dos papa-entulhos.
Também são parceiros do projeto o Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), a Secretaria do Meio Ambiente do DF e o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU).
“A Adasa não é apenas uma instituição reguladora e fiscalizadora, mas sim um órgão que orienta a população. Junto à outras entidades buscamos apoio para entregar aos cidadãos serviços e resultados efetivos, como ações de cuidado com o meio ambiente. Sabemos que há resíduos de obras e entulhos jogados em vias e áreas públicas. Por isso, a necessidade de informar sobre como e onde fazer o descarte correto. As pessoas têm de ser incluídas no processo. É uma preocupação coletiva”, explicou o diretor-presidente da Agência, Raimundo Ribeiro, na cerimônia de lançamento da campanha.
Os papa-entulhos são pontos de entrega voluntária para recebimento de restos de obras de até um metro cúbico (equivalente a uma caixa d’água de mil litros), móveis velhos, podas de árvores, material reciclável e óleo de cozinha usado. De responsabilidade do SLU, os equipamentos de limpeza pública são espaços para auxiliar na limpeza da cidade. “O que é recolhido também contribui para economia local, já que cooperativas fazem a seleção do que vai para reciclagem. É onde muitos tiram seu sustento”, afirma o diretor-presidente do SLU, Silvio de Morais. Atualmente, há 13 papa-entulhos na capital federal. A lista com os endereços está disponível no site da autarquia.
Para o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, a conscientização sobre os impactos que o descarte de resíduos sólidos em locais inadequados pode causar em Brasília é o primeiro passo para educar a população. “É pela comunicação com as pessoas que vamos estimular atitudes corretas. Como gestores, sabemos os prejuízos da atitude, que gera custo financeiro na remoção dos materiais das áreas públicas e malefícios para o meio ambiente. E é com a campanha didática e acessível que um público maior passará a ter este entendimento.”
Durante o evento, a Adasa também lançou o Painel de Informações de Resíduos Sólidos. A ferramenta apresenta dados relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos no DF.
Participaram do lançamento da campanha o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Luciano Carvalho, o diretor do Sinduscon -DF João Carlos Lopes, e os diretores da Adasa Apolinário Rebelo, Felix Palazzo e Jorge Werneck.
Sistema Distrital de Informações Ambientais
Ainda na temática meio ambiente, a Fibra participou da reunião de diretoria do Sinduscon-DF, em 24 de maio, na qual a subsecretaria de Gestão Ambiental e Territorial da Secretaria do Meio Ambiente do DF, Maria Sílvia Rossi, apresentou o Sistema Distrital de Informações Ambientais (Sisdia).
A plataforma conta com indicadores, mapas, imagens de satélites e dados consolidados do meio ambiente, além de referências oficiais, normas, leis e relatórios governamentais.
“O sistema digital de informações tomou forma durante a elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e, a partir daí, passou a auxiliar análises técnicas e tomadas de decisões sobre a gestão de territórios”, explicou Maria Sílvia. “A expectativa é que o portal dê suporte aos empreendedores do DF em temas como processo de licenciamento ambiental e boas práticas.”
Por isso, o órgão tem discutido com o setor produtivo ações de conscientização e aberto espaço de diálogo para debater políticas públicas. “Trabalhamos em conjunto a fim de trilhar um caminho de crescimento do segmento da construção civil, baseado em soluções positivas para a natureza”, disse o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, ao falar sobre a importância em receber representantes do governo local.
Também presente no encontro, o consultor de gestão ambiental da Fibra, Antonio Carlos Navarro, falou sobre como a ferramenta contribui para a desburocratização do conhecimento: “A Fibra apoia iniciativas como o Sisdia, pois acredita que os industriários têm de saber suas responsabilidades e entender melhor a legislação de sustentabilidade para cumprir normas e regras”.