Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

375x249pxA Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) está montando um banco de empresas interessadas em participar do projeto Exporta DF, que vai preparar pequenos negócios para o processo de internacionalização. O formulário, aberto a todos os segmentos industriais, ficará disponível até 1º de abril (clique aqui). O edital oficial de chamamento, com mais detalhes e orientações sobre os requisitos e condições para participar, será lançado em breve.

Realizada em parceria com a ApexBrasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), o Banco de Brasília (BRB), a Universidade Católica de Brasília (UCB), o governo do Distrito Federal e os Correios, a iniciativa tem como principal objetivo facilitar a entrada de micro e pequenas empresas no mercado internacional. O primeiro ciclo do Exporta DF atenderá empresas de vestuário. Os próximos ciclos contemplarão outros segmentos industriais.

Sob a coordenação do Centro Internacional de Negócios do DF (CIN-DF) — área da Fibra que dá suporte às empresas nos processos de internacionalização —, o projeto é estruturado em uma trilha composta por três etapas: orientar, adequar e conectar. A ideia é que as indústrias participantes cheguem ao fim da jornada com autonomia e segurança para fazer negócios com outros países.

“Nessa trilha, a empresa vai passar por uma série de capacitações para se tornar apta e, ao final, a gente vai fazer uma participação em uma feira de negócios, para ela ter a experiência de negócio propriamente dita”, detalha o diretor do CIN-DF, Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva. “O Exporta DF tem a ideia de trazer capacitação para as empresas, dar essa estrutura para o DF, que já é internacional na área de arquitetura, na área diplomática, para que se torne internacional também na área de negócios”, completa.

O diferencial do Exporta DF é o foco nas micro e pequenas indústrias. “Quem hoje está fazendo lá fora já foi pequeno, como são as nossas empresas aqui. Não adianta a gente olhar só sob a ótica de quem já é grande. Precisamos pegar quem quer, treiná-lo para ficar mais preparado e adequar o produto dele lá para fora. Aí é só questão de tempo”, finaliza o diretor.

As tratativas sobre o Exporta DF tiveram início no primeiro semestre de 2023, em uma sequência de eventos e reuniões que envolveram a Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais do DF e a ApexBrasil. Em maio foi firmado um memorando de entendimentos para fomentar a colaboração para a ampliação do comércio exterior local, especialmente a participação da indústria do DF nas exportações.

Lançamento

O lançamento do Exporta DF está previsto para 2 de abril, às 18 horas, no Sesi Lab, com palestra da empresária Luiza Márcia Barcelos, da empresa de calçados Luiza Barcelos Calçados. O evento é aberto a interessados no tema (clique aqui para se inscrever)

Para mais informações, entre em contato com o CIN-DF por meio dos canais: (61) 3362-6122/6132 ou cin@sistemafibra.org.br.

Texto: Marcus Rodrigues
Foto: Pressfoto on Freepik
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *