FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) está montando um banco de empresas interessadas em participar do projeto Exporta DF, que vai preparar pequenos negócios para o processo de internacionalização. O formulário, aberto a todos os segmentos industriais, ficará disponível até 1º de abril (clique aqui). O edital oficial de chamamento, com mais detalhes e orientações sobre os requisitos e condições para participar, será lançado em breve.
Realizada em parceria com a ApexBrasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), o Banco de Brasília (BRB), a Universidade Católica de Brasília (UCB), o governo do Distrito Federal e os Correios, a iniciativa tem como principal objetivo facilitar a entrada de micro e pequenas empresas no mercado internacional. O primeiro ciclo do Exporta DF atenderá empresas de vestuário. Os próximos ciclos contemplarão outros segmentos industriais.
Sob a coordenação do Centro Internacional de Negócios do DF (CIN-DF) — área da Fibra que dá suporte às empresas nos processos de internacionalização —, o projeto é estruturado em uma trilha composta por três etapas: orientar, adequar e conectar. A ideia é que as indústrias participantes cheguem ao fim da jornada com autonomia e segurança para fazer negócios com outros países.
“Nessa trilha, a empresa vai passar por uma série de capacitações para se tornar apta e, ao final, a gente vai fazer uma participação em uma feira de negócios, para ela ter a experiência de negócio propriamente dita”, detalha o diretor do CIN-DF, Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva. “O Exporta DF tem a ideia de trazer capacitação para as empresas, dar essa estrutura para o DF, que já é internacional na área de arquitetura, na área diplomática, para que se torne internacional também na área de negócios”, completa.
O diferencial do Exporta DF é o foco nas micro e pequenas indústrias. “Quem hoje está fazendo lá fora já foi pequeno, como são as nossas empresas aqui. Não adianta a gente olhar só sob a ótica de quem já é grande. Precisamos pegar quem quer, treiná-lo para ficar mais preparado e adequar o produto dele lá para fora. Aí é só questão de tempo”, finaliza o diretor.
As tratativas sobre o Exporta DF tiveram início no primeiro semestre de 2023, em uma sequência de eventos e reuniões que envolveram a Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais do DF e a ApexBrasil. Em maio foi firmado um memorando de entendimentos para fomentar a colaboração para a ampliação do comércio exterior local, especialmente a participação da indústria do DF nas exportações.
Lançamento
O lançamento do Exporta DF está previsto para 2 de abril, às 18 horas, no Sesi Lab, com palestra da empresária Luiza Márcia Barcelos, da empresa de calçados Luiza Barcelos Calçados. O evento é aberto a interessados no tema (clique aqui para se inscrever)
Para mais informações, entre em contato com o CIN-DF por meio dos canais: (61) 3362-6122/6132 ou cin@sistemafibra.org.br.