FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Até sexta-feira, 14 de junho, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) apresentam no Inova Summit 2024 programas de melhoria de produtividade e aumento da inovação para empresas do Distrito Federal. Há ainda workshops sobre inteligência artificial para o público que visita o espaço.
O Inova Summit é um evento gratuito de inovação, empreendedorismo e tecnologia. A edição deste ano, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, teve início na quarta-feira (12). A Fibra e o Senai-DF compartilham um estande na área de exposições, onde os visitantes podem conhecer empresas participantes do Hub da Indústria do DF e se cadastrar no programa Brasil Mais Produtivo. Para ir ao evento, é necessário cadastro para retirada de ingressos no site www.innovasummit.com.br.
No espaço do Hub da Indústria do DF, 15 empresas locais participantes do programa expõem produtos e modelos de negócios. Lançado em janeiro de 2023, o Hub promove o avanço tecnológico na cadeia produtiva e eleva a maturidade digital do setor industrial brasiliense. A iniciativa é realizada por meio de edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a partir de projeto submetido pela Fibra, pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB).
O estande também tem espaço dedicado ao Brasil Mais Produtivo — programa do governo federal que oferta soluções, capacitações e consultorias com o objetivo de melhorar a competitividade da indústria nacional. Consultores especializados do Senai-DF e do Sebrae-DF apresentam o programa e dão apoio no cadastro de interessados.
O Brasil Mais Produtivo promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais. É coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o Senai, o Sebrae, a ABDI, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
Robótica, inteligência artificial e mulheres na indústria
Alunos do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) também participam do Innova Summit. Nesta quinta (13), às 14h50, a equipe Albatroid, formada por estudantes do Sesi Taguatinga, subirá ao Palco Inovação para falar sobre a importância da robótica educacional na aprendizagem e sobre o projeto de inovação desenvolvido por eles e premiado nos Estados Unidos no início deste mês.
Na sexta-feira (14), às 15 horas, a gerente de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Luana Torres, participa do painel Mulheres na Indústria: Inovação e Experiência Prática. Estarão na mesa de discussão Suzana Peixoto, coordenadora nacional do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e Yannah Raslan, sócia da Confeitaria da Torre. A mediação será de Hannah Salmen, da associação Brasil Startups.
Já no estande da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, nos três dias de evento, o Senai-DF ministra workshops do programa DF Inova Tech sobre inteligência artificial e apresenta as consultorias gratuitas do programa DF+, uma iniciativa realizada pela secretaria e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF) e executada pelo Senai-DF que busca aumentar a produtividade, a inovação e a eficiência em processos produtivos.
O Innova Summit é realizado pelo Instituto Conecta Brasil, com o apoio do governo federal e do governo local.
Texto: Nilson Carvalho e Samira Pádua
Fotos: Marcos Gomes/Senai-DF
Assessoria de Comunicação da Fibra
Veja a galeria de fotos: